1. Quais são as principais lesões esportivas ?
2. Quais os esportes que provocam mais lesões ?
3. Quais são as causas das lesões esportivas ?
4. Como prevenir as lesões esportivas ?
Soluções para a tarefa
1- Entorse
Tipo de lesão mais frequente no meio esportivo, é provocada por uma excessiva distensão dos ligamentos e das demais estruturas que garantem a estabilidade da articulação. Pode ocorrer devido a movimentos bruscos, traumatismos, má colocação do pé ou um simples tropeço, de modo que a articulação seja forçada a realizar um movimento para o qual não está habilitada. Os órgãos mais afetados são tornozelo (tibiotársica) e joelho, especialmente em tenistas e jogadores de vôlei e handebol. Já no futebol, entorse de joelho com ruptura do ligamento cruzado anterior (LCA) é a lesão incapacitante mais comum, ao lado de problemas nos meniscos.
Contusão
Resultado de um forte impacto em qualquer parte do corpo, pode causar lesão nos tecidos moles da superfície, músculos, tendões ou ligamentos articulares. Algumas vezes, a lesão é profunda, tornando mais complexo determinar sua extensão. No entanto, a maioria dos casos não é grave e responde bem a medidas clínicas: descanso, aplicação de gelo, compressão e elevação da área lesada. É mais comum em esportes de queda, como futebol e basquete.
Cãibra
Contração muscular involuntária que acontece quando há uma atividade física intensa. O paciente sente fisgada no músculo e dor na região. Pode ser provocada, entre outras causas, por acúmulo de ácido lático ou alteração no metabolismo de elementos como potássio e cálcio. Algumas recomendações para evitar cãibras musculares são hidratar-se bem e consumir alimentos ricos em potássio, como banana e batata não descascada.
Luxação
Ocorre quando uma força violenta atua direta ou indiretamente numa articulação, empurrando o osso para uma posição anormal. Embora, de forma leiga, possa ser apontado como algo simples, às vezes é mais grave do que uma fratura. Por esse motivo, requer cuidados médicos urgentes. Além disso, o paciente precisa de repouso e fisioterapia, para não perder a capacidade de locomoção.
2- Futebol (55%)
Artes marciais (16%)
Basquete (12%)
Treino na academia (8%)
Tênis (5%)
Outros (4%)
3- No entanto, a falta de um condicionamento adequado e a prática equivocada de determinados exercícios estão entre as causas mais comuns de lesões. Entre elas, as entorses ou torções no joelho e tornozelo, com consequente comprometimento de tendões e ligamentos dessas articulações, são as mais frequentes.
4- Faça os exercícios corretamente
Talvez a principal causa da formação de lesões seja por erro na execução das atividades. Quem pratica exercícios, principalmente musculação, precisa executá-los da maneira correta. Não adianta colocar muito peso e não conseguir fazer o movimento completo, por exemplo.
Descanse
O descanso é parte importante do treino. É quando seus músculos relaxam e se recuperam da força que você exerceu sobre eles.
Hidrate-se
Antes de começar um exercício, beba bastante água. Ela vai manter seu corpo hidratado durante a atividade física.
Aumente sua flexibilidade
Faça exercícios de alongamento antes e depois da atividade física. Eles protegem seu músculo de possíveis lesões.
Se estiver com dor, pare o exercício
Se você está com dor, é sinal de que o músculo já está cansado. Não force mais. Prefira parar o exercício e continuar depois do descanso do que sofrer uma lesão.
Use equipamentos de segurança
Se a atividade que você pratica exige equipamentos de segurança (como joelheiras, caneleiras e outros acessórios), não abra mão de usá-los.
Evite fazer exercícios no calor extremo
O calor vai fazer com que seu corpo se esforce mais para gastar energia, sobrecarregando os músculos. Prefira fazer atividades em períodos do dia em que a temperatura está mais amena, como de manhã ou à noite.
Processo de cura das lesões esportivas
A diferença entre a lesão muscular e um osso quebrado é que o músculo consegue cicatrizar por meio de um processo conhecido como reparação, em que um tecido fibroso se forma entre duas partes do músculo lesionado. O processo de cura tem três fases.
Destruição: Na primeira fase, acontece a ruptura e a formação de um hematoma entre as pontas do músculo rompido, além de uma reação inflamatória.
Reparação: O corpo produz uma cicatriz de tecido para “religar” as duas pontas do músculo. Também acontece o processo de revascularização.
Remodelação: É um período de retração e reorganização do tecido cicatricial e recuperação da mobilidade do músculo.
A prevenção de lesões musculares deve ser o cuidado número 1 de todo praticante de esportes e exercícios físicos. Com o corpo sempre em dia, você poderá manter sua rotina ativa e saudável, sem se preocupar com tratamentos musculares!
Gostou das nossas dicas para prevenir lesões? Deixe seu comentário!