1 Quais são as principais diferenças entre a filosofia clássica grega e a filosofia cristā?
2. Para Agostinho, como agiria o verdadeiro filósofo?
3. Para Tomás de Aquino, qual seria o papel das
verdades reveladas e das verdades da razão na
busca pelo conhecimento?
Soluções para a tarefa
Resposta:
1)A principal diferença é que a cristã vê Deus como pilar principal da transmissão de reconhecimento, nossas noção de mundo e crenças devem seguir a noção que as divindades acima de nós são detentoras da razão. Já a filosofia grega busca através do questionamento, entender e fazer críticas a esse entendimento visto que o homem é o pilar central da natureza e o conhecimento deve ser buscado como uma dádiva a ser alcançada.
2)Para Agostinho um verdadeiro filósofo agiria em nome da fé estabelecendo conceitos racionais para aquilo que deseja alcançar. Seria o equilíbrio entre a existência humana e respeito por uma divindade, assim fé e razão caminham juntas nessa perspectiva.
3) Na perspectiva de Tomás a verdade pode ser alcançada através da razão e da ação, mas não podemos através da razão encontrar a verdade de Deus, limitada pela sua autonomia de nos revelar ou não os seus mistérios. A verdade não se expressa como tal a um sujeito mas na própria coisa a contém, dessa forma ainda que não haja um sujeito que observe as coisas ela pode ainda conter sua verdade.