1) Quais são as principais características da narrativa de criação chinesa?
2) Quais são as principais características da narrativa de criação iorubá?
3) Quais são as principais características da narrativa de criação judaico-cristã?
4) Quais são as principais características da narrativa de criação dos caiapós carajás e/ ou tupi guarani?
Soluções para a tarefa
Resposta:
-Caiapós, Carajá e/ou Tupi Guarani = A mitologia tupi-guarani é o conjunto de narrativas sobre os deuses e espíritos dos diversos povos tupi-guaranis, antigos e atuais.
-Judaico-Cristã = A narrativa de criação Judaico Cristã explica o fato de Deus enquanto divindade ter criado o universo e a terra que hoje habitamos.
-Ioruba = Esse conjunto de crenças que inspirou o candomblé é baseado na vida em harmonia e em comunidade.
-Chinesa = Na cosmogonia chinesa não há um criador de todas as coisas como nas “Religiões do Livro” com um ser divino criador definido e imutável, onde uma sequência de actos seus provoca a criação de todas as coisas, tudo isto registado em livro sagrado. O espectro da “curiosidade” sobre a origem do cosmos e da humanidade na cultura chinesa vai desde a aceitação do status quo sem o questionar, passando pela crença da existência desde sempre e para sempre do Céu e da Terra (coincidindo com a visão abstencionista Budista), ou o Tao como origem na versão do Tao Te Ching, ou o mito de Pan Ku com variantes, a que se poderão associar de forma anacrónica dezenas de divindades contributivas com os seus diferentes papéis criadores.
Explicação: