1_Quais são as principais característica da agricultura no período colonial?
2_Quais as principais características da agricultura brasileira no século xx?
3_Como se iniciou a intensa modernização da agricultura?
4_O que é latifúndio improdutivo?
5_O que é agricultura familiar?
6_Quais são as principais áreas de expansão da fronteira agrícola?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
1- A agricultura colonial teve características muito semelhantes às demais colônias de exportação da época: o plantio se baseava em uma monocultura (produção de apenas cana-de-açúcar), ordenado por latifúndios (as capitanias hereditárias da época), voltadas para o mercado externo (abastecia a metrópole) e com o uso de mão-de-obra escrava.
2- No começo do século XX, a monocultura ainda existia (só que na época com o café), os latifúndios ainda existiam, apesar da Abolição da Escravatura em 1888, a maioria dos negros ex-escravos ainda trabalhavam no campo sem direitos e em condições análogas à escravidão. Neste século também houve intensa imigração de europeus, principalmente italianos. 1943 houve a criação da CLT, mas não envolvia direitos para trabalhadores rurais.
3- A modernização agrícola ocorreu no contexto da Revolução Verde, na década de 1970 no Brasil, contando com inovações tecnológicas na agricultura para a obtenção de maior produtividade através do desenvolvimento de pesquisas em sementes, fertilização do solo, utilização de agrotóxicos e mecanização no campo que aumentassem a produtividade.
4- O Brasil é a 10a nação o maior índice de desigualdade social, as capitanias hereditárias não existem mais, mas nota-se que nunca ouve uma reforma agrária no país, resultando na concentração fundiária na mão de poucos. Latifúndios improdutivos são grandes partes de terra, que pertencem a uma pessoa só, mas ela não utiliza a área para plantar, criar animais, sendo assim, improdutivo.
5- Agricultura familiar é um tipo de produção com características diferentes: menor propriedade, o trabalho é feito pela própria família (por isso antigamente as pessoas tinham muitos filhos, para ajudar no serviço), a maioria da produção é plantada para subsistência e o que sobro é vendido no mercado interno.
6- Fronteiras agrícolas são áreas no limiar entre as terras que estão sendo utilizadas para plantar e, do outro lado, existe área ainda não desmatada, como florestas e campos. No século XX, a fronteira avançava para o estado de Mato Grosso e para a Amazônia, atualmente a maioria dessas terras já estão desmatadas e sendo utilizadas, a fronteira já avançou bastante e segue para o estado do Pará, Tocantins, Manaus, etc...