1-Quais são as palavras desconhecidas dessa poesia, em forma de música? Dê significado a todas elas considerando a semântica que possuem, em seu contexto.
2-Essa cantiga tem uma função social que é traduzida pelos versos espalhados em todo o poema, você consegue percebê-la e descrevê-la? Faça um esforço e explicite seu entendimento desse texto.
3-Clementina de Jesus, Dona Ivone Lara, Clara Nunes, Chiquinha Gonzaga, Tia Ciata, Jovelina Pérola Negra e tantas mulheres são mantenedoras do samba brasileiro. Escreva abaixo versos de algum samba que você conhece ou já tenha escutado, afinal os versos dos sambas são pura poesia.
Soluções para a tarefa
01.
Quiçamba: instrumento utilizado para fazer a medição do milho em espiga.
Quilombo: refúgio de escravos a
Gongo: instrumento musical.
02. Retrata o trabalho escravo, o trabalho infantil. Entendo que a função da música é retratar o sofrimento vivenciado pelos escravos africanos, do qual nem as crianças estavam imunes.
03.
"É Nanã rainha do mar
É Nanã mamãe Iemanjá"
- Clementina de Jesus.
"Se bem me quer, seja se quer ou não
Bem reticente, ela só faz calar
Ela é tão falsa e renitente que até
Atrai só com o seu pensar"
- Chiquinha Gonzaga
Explicação:
Resposta:
Atividade 1
Quiçamba: instrumento ultilizado para fazer a mediçao do milho em espiga. Quilombo: refugio de escravos Gongo: instrumento musical
Atividade 2
Sim, a canção retrata a vida sofrida das pessoas negras, do trabalho escravo, trabalho e abuso infantil, da vida dura que eles tinham e como davam seu “jeitinho” para sobreviverem.
Atividade 3
"Erga essa cabeça mete o pé e vai na fé, manda essa tristeza embora, basta acreditar que um novo dia vai raiar sua hora vai chegar"