História, perguntado por andressafalchi, 1 ano atrás

1 - Quais são as direções da renovação do serviço social no brasil (De acordo com o texto de netto)

2 - Quais as ideias destacadas pelo autor a cada uma das direções?


andressafalchi: Vou colar pq não consigo anexar:
ɢaɮʀiɛʟɛ123: ta
andressafalchi: Tem limite de caracteres =( Não estou conseguindo....
ɢaɮʀiɛʟɛ123: ata
andressafalchi: Tem nesse site https://pt.scribd.com/doc/67353937/Segundo-Jose-Paulo-netto-o-processo-de-renovacao-do-servico-social-constitui-em-tres-momentos-de-ruptura
ɢaɮʀiɛʟɛ123: ռռ ta ɖaռɖօ քʀa aċɛssaʀ ɛʟɛ
ɢaɮʀiɛʟɛ123: ʍais ʋċ ta ɛʍ զʊɛ séʀiɛ

Soluções para a tarefa

Respondido por ɢaɮʀiɛʟɛ123
0
ʍaռɖa fօtօ ɖօ tɛxtօ զʊɛ ʋai fiċa ʍais fáċiʟ քʀa tɛ aʝʊɖa
Respondido por lidnhard
1

Resposta:

Explicação:

● O crescimento industrial que se opera, especialmente nos anos do “milagre”, torna este segmento do mercado de trabalho algo extremamente expressivo – é a partir de então que, entre nós, pode-se falar propriamente de um Serviço Social de empresa.

● Esse mercado colocou para o Serviço Social, dada a sua contextualidade sociopolítica, um novo padrão de exigências para o seu desempenho profissional. Alterou em escala significativa o relacionamento dos profissionais com as instâncias hierárquicas a que se prendiam, com as fontes dos seus recursos, com os outros profissionais com que concorriam e com os seus usuários. Foi compelida a integrar o conjunto de procedimentos administrativos “modernos”; particularmente, ela foi atravessada por uma requisição de organicidade e transparência, de maneira a ser incorporada no sistema de práticas compreendido pela moldura organizacional

● O efeito global dessas exigências engendrou precisamente um vetor de erosão do Serviço Social tradicional: implicou um dimensionamento técnico-racional – quer no nível de legitimação das práticas, quer no nível da sua condução – que derruía os comportamentos profissionais impressionistas, fundados consequentemente em supostos humanistas abstratos e posturas avessas ou alheias às lógicas da programação organizacional. Mudou o perfil do profissional demandado pelo mercado de trabalho que as condições novas postas pelo quadro macroscópico da autocracia burguesa faziam emergir.

● Produzir este profissional “moderno” implicava uma profunda rotação nos mecanismos vigentes da formação dos AS – e dela encarregou-se a política educacional da ditadura. As referidas condições novas reclamam uma inteira refuncionalização das agências de formação dos AS, apta a romper de vez com o confessionalismo, o paroquialismo e o provincialismo que historicamente  vincaram o surgimento e o evolver imediato do ensino do Serviço Social no Brasil. O Serviço Social ingressa com isso, no circuito da universidade.

Perguntas interessantes