1) quais são as dificuldades para aprender geografia?
Soluções para a tarefa
A geografia foi tratada por muito tempo como uma disciplina em que se estudava um pouco de tudo, mas que não se aprofundava em nada, e não se chegava a lugar nenhum. Com isso, os alunos tinham apenas que decorar suas coordenadas, os países, regiões, nomes de rios, biomas e entre outros. E não compreendiam a utilidade desse conhecimento. Para que devo saber esses nomes e localizações? De que isso me será útil? É preciso apenas decorar para passar de ano?
Assim, os alunos não conseguiam estabelecer conectividade da disciplina com suas vidas, essa desconectividade faz com que os achem a geografia uma disciplina inútil e chata. É importante destacar que todo o conhecimento científico possui conexão com as vivências de um ser, basta apenas interligar essas informações, partindo da realidade vivida por essas pessoas. Despertar o interesse de crianças, jovens e adolescentes para o conhecimento empírico não é uma tarefa fácil, principalmente com as novidades tecnológicas que insistem em tirar a atenção deles. É comum o professor estar dando aula e um estudante mexendo no celular escondido, então fica a dúvida, como prender a atenção dos adolescentes?
Muitos professores, por exemplo, de física criam fazem experiências científicas com os alunos fazendo com que eles estabeleçam relação entre seu cotidiano e o conhecimento empírico, dessa forma, muitos físicos fazem os alunos criarem pequenos motores, transmissores de energia e entre outros. É obvio que nem sempre a aula poderá ser dessa forma, o conteúdo descritivo os cálculos também serão necessários, mas uma aula prática fará com que o aluno enxergue a disciplina de outra forma. Esse tipo de atividade despertar o interesse e criatividade dos alunos na área de física, a seguir veremos o que pode ser feito dentro da geografia.
A nova geografia escolar seria interligada com todos os seus ramos de conhecimento, isto é, tanto físicos como humanos. Um dos grandes problemas da geografia clássica é a fragmentação das instâncias, os alunos estudam tudo separadamente, obtendo uma visão fragmentada do todo. Dessa forma, muitos professores ensinavam geografia de maneira separatista, como por exemplo,o estudo em tópicos relevo, população, clima, vegetação e entre outros. Com isso, os alunos não conseguem conectas os fatos, e ver que a vegetação só é daquela forma porque o clima permitiu e que a população só esta naquela dimensão quantitativa porque as qualidades naturais qualitativas permitiram.
Dessa forma, partindo do princípio da conectividade, o professor pode desenvolver diversas atividades e prendem a atenção dos alunos e despertam a sua criatividade. Assim como o professor de física desenvolve experiências, um professor de geografia também pode desenvolvê-las. Existem diversas possibilidades, a produção de filtros naturais, pluviômetros, composteira, materiais artesanais feitos com matéria reciclado ou naturais, além de pequenas hortas. O professor de geografia tem diversas possibilidades para atuar e fazer com que o aluno se interesse por essa disciplina magnífica.
O professor de Geografia é um privilegiado porque poder fazer instrumentos interessantes e trabalhos de campo., Em locais ricos de uma beleza natural para estudar a área ambiental ou pode fazer visitas a locais históricos, museus ou até mesmo fazer um trabalho de campo em um espaço urbano para compreender a estrutura, as formas e as funções dos fixos e fluxos da cidade. Com isso, a uma gama de locais em que a geografia pode atuar, privilegiando esse educador que pode transitar por todos esses espaços geográficos.
É importante destacar também que a geografia é uma matéria onde o efeito visual deve ser bem usado. As ilustrações podem despertar o interesse dos alunos, pois como diz o ditado popular “uma imagem vale mais que mil palavras. Tanto em relação aos fenômenos físicos da natureza, como urbanos e socioeconômicos a imagem garante alguns minutos de atenção quase que automáticos dos alunos. Na atual sociedade em que se vive, as imagens falam por si mesma, na TV, no computador, nas propagandas e ilustrações em todo tipo de material que se usa. Por isso, o professor deve se aproveitar da lógica da sociedade do espetáculo para dar suas aulas, e conseguir garantir o interesse dos alunos.
Espero ter ajudado.
Bons Estudos!!