Sociologia, perguntado por Carollinahhh, 10 meses atrás

1) Quais são as constatações de Orwell ao deparar com a questão do desemprego na Grã-Bretanha da década de 1920?


2) Como era visto o desempregado no contexto da crise capitalista Europeia do início do século XX? Em sua opinião, essa imagem condiz com a realidade ou trata-se de uma visão preconceituosa?


3) Agora, converse com seus colegas e responda: essa visão sobre o desempregado ainda é comum nós dias de hoje? Por quê?




ME AJUDA AI PFV.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
722

1 - Orwell constata que muitos dos desempregados não o são por não desejarem trabalhar, mas por procurarem e não encontrarem empregos, e acabam se culpando pessoalmente, como se fossem inúteis, por serem exemplares de um dado estatístico que sugere que o problema ultrapassa a esfera subjetiva, sendo um problema social maior.


2 - O desempregado era visto como preguiçoso que preferia viver recebendo apoio do governo, mesmo que fosse pouco, a trabalhar e conseguir um salário digno. Esta é uma visão preconceituosa do desempregado, pois considera que uma das possibilidades se aplique em todos os casos, o que não é verdade.


3 - Esta visão continua existindo nos dias de hoje pelos mesmos motivos que existiam no começo do século XX: as pessoas tomam como mérito ou fracasso individual coisas que deveriam ser interpretadas do ponto de vista do coletivo.

Respondido por Matheusieti
7

1) Orwell fala sobre a sociedade e como o indivíduo em estado de desemprego faz parte dela. Na realidade, o desempregado não possui o desejo de não ter um contrato de trabalho, na realidade os empregos estão escassos, devido as desigualdades e a falta de oportunidades.

O autor abre um ponto interessante, onde mesmo nos dias de hoje o desemprego afeta a sociedade amplamente, além dos trabalhos que de fato existem mas não possuem um pagamento ou condições dignas para esse profissional.

Como o desemprego se associa a sociedade no período do texto?

A partir do crescimento econômico, o que aumenta o poder de compra, mas gera um aumento nas consequências do capitalismo, afetando diretamente a parcela menos favorecida.

Mais sobre o capitalismo:

https://brainly.com.br/tarefa/22509879

2) - O desempregado na apresentação de Orwell era visto pela sociedade de forma pejorativa, ou seja, tido como preguiçoso e sem futuro, onde apenas aquele indivíduo que trabalha é observado como alguém que realmente contribuiu com o país.

Vale notar que esse é um olhar que nasce lado a lado com as desigualdades sociais.

Como notamos o desemprego?

O desemprego estrutural acontece quando o número de desempregados é superior ao número de colaboradores que o mercado quer contratar; Ele se relaciona com o processo de produção por fazer parte da estrutura e dos métodos do período, como uma consequência que devia ser sanada

Sobre o seguro desemprego:
https://brainly.com.br/tarefa/14377612

3 - O olhar sobre o indivíduo desempregado acaba sendo o mesmo que no início do século XX, principalmente por vivermos no capitalismo, e, o número de oportunidades cresce, (apesar de ainda não ser suficiente).

Como o desemprego se associa as desigualdades?

A partir do crescimento da camada financeira mais rica, que detém a maior parte do capital, e, se sobrepõe em relação a parcela mais pobre, que geralmente ocupa os cargos básicos do mercado de trabalho.

Por fim, alguns dos pesquisadores que estudam a desigualdade social afirmam que essa questão dialoga com problemáticas complexas como o desemprego estrutural.


Mais sobre o trabalho:

https://brainly.com.br/tarefa/13008513

Anexos:
Perguntas interessantes