Filosofia, perguntado por joaopedrodarochaschu, 6 meses atrás

1 - Quais são as características do pensamento filosófico segundo o filósofo brasileiro Dermeval Saviani? (Capítulo 01 - livro didático de Filosofia pág. 12 a 18).
2 - Como se faz a passagem da consciência mítica para a consciência filosófica? (Cap. 02 - pág. 21 a 30).
3 - Descreva as relações de trabalho entre os antigos gregos e romanos.(Cap. 05 - pág 56 a 59).
4 - Que mudanças significativas aconteceram no mundo do trabalho a partir do final da idade média e durante a idade moderna? ( Cap 05 pág 56 a59).

Soluções para a tarefa

Respondido por isaacsantos20202
2

Resposta:

Este trabalho procura realizar um diálogo entre o pensamento do filósofo e educador brasileiro Dermeval Saviani e os estudos sobre a educação em museus e centros de ciências. Primeiramente, investigamos o desenvolvimento histórico dessas instituições para, em seguida, analisarmos, nas obras de Saviani, menções às formas não escolares de educação. A partir dos textos do educador brasileiro, e considerando os diferentes sentidos que a literatura confere às expressões educação informal e educação não formal, propõe-se que as modalidades de educação sejam situadas entre as categorias sistematizada / assistemática e escolar / não escolar. Assim, compreendendo-se a educação museal como uma modalidade de educação não escolar que vem se sistematizando, e a especificidade dos museus frente aos conceitos de conhecimento e cultura, são comentadas algumas possibilidades para que tais instituições colaborem para a democratização do saber, complementando e valorizando a educação científica escolar. Em acordo com a concepção crítica de Saviani, considera-se que os museus e centros de ciências, no estabelecimento de ações educativas, possam contribuir para a elevação da qualidade do ensino de ciências, estabelecendo uma relação comunicativa entre os saberes museais e os saberes escolares. Dessa maneira, não se dissolvem nem a especificidade da instituição museal enquanto guardiã do patrimônio da humanidade, nem a especificidade da escola enquanto transmissora da cultura para as novas gerações.

Perguntas interessantes