1) Quais os tipos de interações entre as biomoléculas? Explique cada uma
delas, diferenciando-as conforme o seu tipo de força.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Basicamente são 4 tipos de interações intermoleculares: dipolo-induzido, dipolo permanente, Iônicas e ligação de hidrogênio.
Quais os tipos de interações intermoleculares?
São as interações que ocorrem entre moléculas. Essas são responsáveis pelos valores de ponto de fusão e ebulição, pois a agregação das moléculas depende da energia necessária para romper as interações.
Nas biomoléculas, as interações são responsáveis pelo funcionamento dos organismos vivos, desde a geração de energia, digestão de alimentos, duplicação de DNA, entre outras.
Existem quatro tipos de interações intermoleculares:
- Forças de London ou dipolo-induzido — ocorre em moléculas apolares. Quando as moléculas se aproximam, um dipolo elétrico é criado, gerando uma aproximação das moléculas. É a interação mais fraca.
- Dipolo permanente ou dipolo-dipolo — ocorre em moléculas que apresentam um dipolo, em geral, causado pela presença de um átomo eletronegativo. É um pouco mais forte que o dipolo induzido, porém mais fraca que as próximas.
- Iônicas - várias biomoléculas, tais como os aminoácidos, porém apresentar carga dependendo do pH. Portanto, nesses casos é possível interações do tipo iônicas. Essas interações são fortes, porém devido ao meio aquoso das células, são mais fracas que as ligações de hidrogênio.
- Ligações de hidrogênio — ocorre em moléculas polares que há a presença de hidrogênio ligado a um átomo de flúor, oxigênio ou nitrogênio. É a mais forte de todas as interações. São encontradas por exemplos entre as cadeias de nucleotídeos mantendo-as unidas pela interação das bases nitrogenadas.
Veja mais sobre interações intermoleculares em: https://brainly.com.br/tarefa/47176526
#SPJ1
Perguntas interessantes