1) Quais os povos que formavam o Reino de Roma ou Roma Antiga?
2) Quem controlava Roma no período da Monarquia?
3) No período da República quais eram os órgãos mais importantes ? 4) O que foi o Triunvirato ?
5) Porque Júlio Cesar foi assassinato pelo Senado?
6) Qual a diferença do 2º Triunvirato em relação ao 1º Triunvirato ?
7) O que foi a Pax Romana?
8) Porque o império romano declarou que os cristãos eram inimigos do Impér
9) Qual a divisão que ocorreu no Império Romano ?
10) O que causou a queda do Império Romano do Ocidente ?
pfv me ajudem
Soluções para a tarefa
Resposta:
1. Os Etruscos, Úmbrios, Latinos, Sabinos, Samnitas e Gregos.
2. Dentro da monarquia, o poder do rei era limitado pelo Senado e a Assembleia Curiata.
3. Era o Senado, que era formado por cerca de 300 patrícios, que controlavam toda a administração da cidade, as finanças, a decisão pela realização de guerras ou pela manutenção da paz, além de ser o órgão legislativo responsável pelas leis da República.
4. Durante o último século da República romana, os generais do exército passaram a ter um prestígio e um poder político cada vez maiores. Porém, várias crises políticas forma conhecidas. Para tentar sanar essas crises, foram criados os triunviratos, palavra que significa poder de três pessoas.
5. aio Júlio César foi morto por haver desprezado a opinião dos seus adversários. Supõe-se que seus assassinos não tivessem apenas motivos políticos, como também teriam agido por inveja e orgulho ferido. Matar um tirano, na época, não era considerado crime.
6. O primeiro triunvirato foi formado pro Júlio César e os demais generais, Pompeu e Crasso. Neste período o senado acusou Cesar de trair a república e o assassinaram. O segundo triunvirato foi formado pro Otávio, Marco Antônio e Lépido. Houve disputa pelo poder entre Otávio e Marco Antônio.
7. A Pax Romana é um grande período de paz e prosperidade que existiu no Império Romano de 27 a.C até o ano 180 d.C e foi importante na manutenção do poder romano sobre as regiões que havia conquistado. O termo que está em latim – idioma oficial de Roma – significa “Paz Romana” e foi aplicado sobre todos os territórios que estavam sob o controle desse grande império.
8. Embora muitas vezes se afirme que os cristãos foram perseguidos por se recusarem a adorar o imperador. A aversão geral pelos cristãos provavelmente surgiu da recusa em adorar os deuses ou participar de sacrifícios, o que era esperado daqueles que viviam no Império Romano.
9. No final do século, o imperador Teodósio estabeleceu, em 395, a divisão definitiva: Império Romano do Ocidente, com capital em Roma, e Império Romano do Oriente, também chamado de Império Bizantino, com capital em Constantinopla.
10. Ao lado da crise econômica e da desestruturação militar, as invasões bárbaras levaram ao fim do Império Romano do Ocidente. Os bárbaros recebiam essa denominação, de origem grega, pois os gregos não entendiam a língua dos povos do norte.
Explicação: