Filosofia, perguntado por arturcmqs, 11 meses atrás

1.Quais os papéis desempenhados pelos sentidos e pelo pensamento na percepção da realidade?

2. O que torna possível o engano?

3. Podemos estar seguros de que conhecemos a realidade que nos cerca tal como ela é? Por quê?

4. Parmênides afirmava que a doxa pode nos enganar, mas será que estamos livres de cometer enganos ao utilizar conhecimentos próprios da episteme?

2. A respeito do pensamento de Parmênides sobre a doxa e a episteme, é correto afirmar:

a) Para Parmênides, a doxa correspondia ao conhecimento relativo às aparências, portanto, de opinião, enquanto a episteme estava ligada ao conhecimento científico, investigativo. Nesse caso, ambas eram válidas, porque participavam de diferentes níveis de apreensão da realidade.
b) Para Parmênides, a doxa correspondia ao conhecimento da ciência, também chamado de doxologia, e a episteme, ao conhecimento da opinião, originando a epistemologia. Logo, somente a episteme era válida, porque projetava um conhecimento mais seguro.
c) Para Parmênides, nem a doxa nem a episteme eram vias adequadas para alcançar um conhecimento seguro, uma vez que os homens eram enganados pelos sentidos e pela razão. Logo, o conhecimento era possível.
d) Para Parmênides, a doxa (opinião) estava ligada às aparências e, por isso, era uma via duvidosa na busca do conhecimento. Já a episteme (ciência) era uma via mais rigorosa e, portanto, mais segura em relação a esse objetivo.
e) Para Parmênides, a doxa e a episteme não estavam em oposição, pois todo conhecimento passaria por esses dois estágios.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por dossantosaline134
14

Resposta:

1-cada pessoa tem uma realidade diferente e ali na imagem as pessoas seguem diferentes rumos

2-

3-não, tudo depende do ponto de vista e existem pontos diferentes a serem analisados pois cada pessoa tem pensamentos diferentes

Eu só sei essas não achei a 2 e a 4


mariaeduardaten: Alguém sabe a 4??? Preciso urgente
Perguntas interessantes