1)
Quais os itens que compõem a definição de Saúde pela OMS (1996)?
Alternativas:
a)
Ausência de Doença e seus agravos com a eliminação dos sintomas graves.
b)
Saúde é o oposto da Doença, dando ao indivíduo uma condição de vida melhor.
c)
Completo bem-estar físico, social e mental, e não apenas ausência de doenças, incluindo condições de moradia, alimentação, educação, meio ambiente, trabalho e renda, transporte, lazer, liberdade e, também, acesso aos serviços de saúde.
d)
Ausência total de agravos da doença e sensação de bem-estar.
e)
Saúde é quando o usuário não sofre condições precárias financeiras e sociais.
2)
A teoria da História Natural da Doença (HND) tem vários elementos considerados como importantes no desenvolvimento do processo de acompanhamento do ciclo das doenças. Em quais fases esse conhecimento pode ser aplicado no trabalho do SUS?
Alternativas:
a)
Na primeira fase do atendimento do SUS, pois ela advinha o que pode acontecer.
b)
Somente na fase aguda do tratamento, porque essa teoria ajuda a conhecê-la.
c)
Em todas as fases, desde o início, quando são feitos os três níveis de prevenção, e na atenção primária, também nos três níveis.
d)
A Teoria da HND não trabalha com questões do SUS, é uma teoria elitizante.
e)
O desenvolvimento do processo e acompanhamento do ciclo das doenças pode ajudar somente em casos mais leves; os de maior agravo devem ser encaminhados.
3)
Segundo o MDS, o programa de Proteção e Atendimento Integral à Família (P.A.I.F.): “prevê o desenvolvimento de potencialidades e aquisições das famílias e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários” (MDS, 2004).
Como se propõe a fazer isso?
Alternativas:
a)
Por interferência do Sistema Tributário.
b)
Por meio de intervenções da Vara da Família.
c)
Só por meio de processos junto ao Conselho Tutelar.
d)
Por meio de ações de caráter preventivo, protetivo e proativo.
e)
Por ação de Sistemas Proibitivos da Polícia Federal.
4)
O Ministério da Saúde preconiza que é importante para a saúde a manutenção da resiliência na pessoa. Quais outras condições são importantes?
Alternativas:
a)
A autonomia, estabelecimento de vínculos, relações interpessoais e sociais.
b)
A moradia, alimentação, mais a resiliência já é o suficiente para a saúde.
c)
Fatores como estudo e o transporte complementam sozinhos a saúde.
d)
O clima e o transporte são fundamentais para a Resiliência.
e)
O Ministério da Saúde diz que só a resiliência é muito importante para a saúde.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Vamos por parte.
Na questão 1: A opção é a C, pois entende-se que saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e bem viver social, não simplesmente, a ausência de doenças ou enfermidades (aspecto fisiológico). Engloba o bem estar total do individuo: físico, emocional, espiritual e social.
Na questão 2: A opção é a C, pois a Constituição de 1988 determinou a saúde direito de todos e dever do Estado, assim sendo cabe ao Estado através do SUS a universalidade, a igualdade de acesso e a integralidade no atendimento para todos os cidadãos em todas as fases do tratamento.
na questão 3 a opção é a D, pois fortalecer a função protetiva da família, prevenir a ruptura dos vínculos familiares e comunitários, promover aquisições sociais e materiais às famílias, promover o acesso a benefícios, programas de transferência de renda e serviços, socioassistenciais, promover acesso aos demais serviços setoriais, apoiar famílias que possuem, dentre seus membros, indivíduos que necessitam de cuidados.
Na questão 4 a opção é A, pois caracteriza-se pela habilidade e saber do individuo em responder às situações da vida cotidiana de forma positiva.
Explicação:
Resposta:
Adg2- psicologia e politicas publicas: 1c 2c 3c 4d
Explicação: