História, perguntado por anaclara0504, 7 meses atrás



1 - Quais os grupos envolvidos no processo político pós abdicação de D. Pedro I?
2 - Quem eram seus componentes?
3 - Cite duas rebeliões regenciais informando: ano, local, reivindicações e resultados.
4 - O que foi o ATO ADICIONAL e suas determinações?
5 - Explique o Golpe da Maioridade.

Soluções para a tarefa

Respondido por DRAGONFLY02
1

Bom Dia!!!

1. Os desdobramentos do exercício do Poder Moderador por D. Pedro, a rixa entre políticos conservadores e liberais, bem como a rivalidade entre brasileiros e portugueses que estavam radicalizados no Brasil, culminaram na abdicação do imperador, formalizada no dia 07 de abril de 1831.

2. Não entendi muito bem essa pergunta, mais acho que é assim:

Liberais moderados: em geral, eram monarquistas que defendiam a limitação do poder do imperador. Defendiam uma monarquia constitucional no país e tinham no padre Feijó o seu maior representante.

Liberais exaltados: eram defensores abertos do federalismo, isto é, de ampliar a autonomia das províncias brasileiras. Alguns dos exaltados eram defensores da república, e o nome mais influente desse grupo foi Cipriano Barata.

Restauradores: eram defensores do retorno de D. Pedro I ao trono brasileiro e tinham nos irmãos Andrada (José Bonifácio era um deles) seus maiores expoentes.

3.Cabanagem: rebelião que aconteceu no Grão-Pará entre 1835 e 1840 em razão da insatisfação popular com a pobreza e a desigualdade e por disputas políticas locais.

Balaiada: rebelião que aconteceu no Maranhão entre 1838 e 1841 e foi resultado de disputas políticas locais.

Sabinada: foi uma rebelião de caráter separatista que desejava implantar uma república na Bahia. Aconteceu entre 1837 e 1838.

Revolta dos Malês: foi uma rebelião de escravos que aconteceu em Salvador em 1835.

Revolta dos Farrapos: foi uma revolta motivada por insatisfações da elite local com o governo por questões políticas e econômicas. Estendeu-se de 1835 a 1845. (escolha duas dessas)

4. O Ato Adicional de 1834 foi uma medida legislativa tomada durante a Regência Trina Permanente, contemplando os interesses dos grupos liberais. O Ato Adicional alterava a Constituição de 1824 e foi uma tentativa de conter os conflitos entre liberais e conservadores nas disputas pelo poder político central.

5. O Golpe da Maioridade, também conhecido como Declaração da Maioridade, garantiu ascensão ao trono de D. Pedro II, em 23 de julho de 1840, aos 14 anos.

A antecipação da maioridade foi a estratégia do Partido Liberal para dar fim ao Período Regencial (1831-1840), quando o Brasil foi governado por regências.

Isto aconteceu por conta da abdicação de D. Pedro I (pai de D. Pedro II) como imperador do País. O herdeiro só tinha cinco anos naquela ocasião.

Por isso, Pedro de Alcântara João Carlos Leopoldo Salvador Bibiano Francisco Xavier de Paula Leocádio Miguel Gabriel Rafael Gonzaga de Bragança e Bourbon (nome completo de D. Pedro II) foi declarado maior de idade.

O  objetivo do Golpe da Maioridade era restabelecer a estabilidade política ao Brasil. O País estava marcado por confrontos políticos e sociais no Primeiro Reinado (1822-1831) e que se mantinham no Período Regencial (1831-1840).

Durante o Primeiro Reinado, que teve início em 1822, D. Pedro I foi um imperador centralizador, desagradando muito dos seus apoiadores. Com a morte de Dom João VI, em Portugal, Dom Pedro I assumiu como rei deste país, e se encontrava dividido entre o Brasil e Portugal. Desta maneira, D. Pedro I viu-se obrigado a abdicar do trono brasileiro.

Seu sucessor, D. Pedro II, tinha apenas 5 anos. Por esse motivo, o País passou a ser governado por regentes, os quais eram representados por grupos políticos (liberais e conservadores) que defendiam princípios diferentes.

A disputa de poder resultou numa série de revoltas, tais como a Guerra dos Farrapos, Cabanagem, Balaiada e a Sabinada.

(Eu sei que é muito, mas na pergunta tá falando explique, então expliquei bem certinho. Ponto por Ponto)

Bons Estudos!

Espero ter ajudado!


anaclara0504: muito obrigada ❤️❤️
DRAGONFLY02: De nada
Perguntas interessantes