1) Quais os destinos dos ex-escravos que começavam a conquistar a liberdade na
segunda metade do século XIX?
2) O que é o movimento operário?
3) O que são sindicatos?
4) Resuma as ideias anarquistas:
5) Quais tipos de ações o movimento operário realizava?
6) O que dizla a lei de terras?
7) O que é reforma agrária?
8) Explique os três tipos de imigração:
a) Parceria:
b) Subvencionada:
c) Colonato:
9) Cite os tipos de resistência que os escravizados realizavam:
10) Escreva um parágrafo sobre os quilombos:
me ajuda pfvv
Soluções para a tarefa
Resposta:
Vamos lá,
Explicação:
1) Periferias, cortiços, muitos continuavam morando na casa de seus senhores trabalhando em troca de moradia e alimento.
2) Movimento de trabalhadores industriais que reivindicam por melhores condições de trabalho.
3) União de trabalhadores que procuram reivindicas por melhores condições de trabalho.
4) Ausência de um Estado, fim da propriedade privada, fim dos partidos políticos e das forças armadas.
5) Manifestações, greves, etc.
7) Uma reforma na disposição de terra no status quo modificando os detentores.
9) Revoltas, fugas, formação de quilombos
Resposta:1)A campanha abolicionista, em fins do século XIX, mobilizou vastos setores da sociedade brasileira. No entanto, passado o 13 de maio de 1888, os negros foram abandonados à própria sorte, sem a realização de reformas que os integrassem socialmente. Por trás disso, havia um projeto de modernização conservadora que não tocou no regime do latifúndio e exacerbou o racismo como forma de discriminação
2)Movimento Operário é um termo que se refere à organização coletiva de trabalhadores para a defesa de seus próprios interesses, particularmente (mas não apenas) através da implementação de leis específicas para reger as relações de trabalho. Em sentido amplo, abrange o conjunto dos fatos políticos e organizacionais relacionados ao mundo do trabalho e à vida política, social e econômica dos trabalhadores.
3:Sindicato é uma associação estável e permanente de trabalhadores tanto urbano-industrial, como rurais e de serviços, que se unem a partir da constatação e resolução de problemas e necessidades comuns.
4:Anarquismo é uma ideologia política que se opõe à todo tipo de hierarquia e dominação, seja ela política, econômica, social ou cultural, como o Estado, o capitalismo, as instituições religiosas, o racismo e o patriarcado. Ou seja, ideias anarquistas tem essa ideologia.
5:Ele realizava o movimento de imigração de parceria, subvencionada e colonato.
6:A lei de terras de 1850, previa que a concessão de terras no Brasil passa-se a ser pelo método de compra, não mas pela doação.
7:reforma agrária é um programa que divide propriedades rurais para todos que queiram produzir, este programa é muito importante para a economia brasileira porque proporciona trabalho e assim aumenta a produção agrícola
8:
A:O sistema de parceria foi uma iniciativa do governo brasileiro no Século XIX para facilitar a imigração europeia para o país. No sistema de parceria o "parceiro" - algum brasileiro - pagava a viagem e oferecia assistência para a alocação no Brasil para uma família imigrante que, em troca, trabalhava para o parceiro
B:A imigração subvencionada. Aprovada em 1871, logo após a Lei do Ventre Livre, foi, inicialmente, uma iniciativa de fazendeiros. ... se estendeu de 1870 a 1930 e visava a estimular a vinda de imigrantes: as passagens eram financiadas, bem como o alojamento e o trabalho inicial no campo ou na lavoura.
C:Colonato, no contexto histórico brasileiro, refere-se ao processo de importação de mão de obra estrangeira, na segunda metade do século XIX e início do século XX.
9:Algumas formas eram: formação de quilombos, fugas ou suicídios, magia, assassinatos e sequestros de senhores, paralisações, sabotagens e roubos. Também havia a capoeira, que era considerada uma forma de resistência, diferente do fenômeno urbano do século 19.
10:Os quilombos, no passado, constituíram-se em locais de refúgio de escravos africanos e afrodescendentes em todo o continente americano.Eram entendidos pelo Conselho Ultramarino do governo português em 1740 como todo "agrupamento de negros fugidos que passe de cinco, ainda que não tenham ranchos levantados em parte despovoada nem se achem pilões neles". Após diversos estudos acadêmicos, especialmente das áreas da História e Antropologia, percebeu-se que restringir os quilombos à situação de fuga não dá conta das dinâmicas sociais que esses grupos passaram. Alguns quilombos se formaram a partir de compra de muitas terras de escravos alforriados, alguns receberam áreas por meio de herança, outros grupos se mantiveram em fazendas decadentes. Ainda, a concepção de que os quilombos apenas se conformaram de forma isolada não reflete o que ocorreu em muitos lugares, assim como houve diversos quilombos urbanos.
Explicação:de nada