História, perguntado por rosisilvasantos, 4 meses atrás

1- quais os benefícios da pgm , para economia brasileira?

2_ o que aconteceu no dia 5 de abril de 1917 e no dia 20 de maio 1917?

3_ o Brasil declarou guerra a quais países?

4_ qual foi a participação no Brasil na primeira guerra mundial?

5_ qual foi a atitude dos ricos cafeicultores?​

Soluções para a tarefa

Respondido por GigamerPrO
0
N entendi dsclp msm
Respondido por kassandraborges45
0

1- Houve, porém, alguns ganhos econômicos: os distúrbios provocados pela guerra no mercado internacional obrigaram o Brasil a prestar mais atenção à sua indústria, com destaque para a produção de substituição de importações. Entre 1912 e 1920, o número de trabalhadores na indústria brasileira praticamente dobrou.

2- Batalha de Arras

3- Alemanha,Itália,Estados Unidos e Grã-Bretanha.

4- tinha uma posição neutra respaldada pela Convenção de Haia, buscando não restringir os seus produtos exportados na época, principalmente o café. ... O Brasil foi o único país latino-americano que participou da Primeira Guerra Mundial.

5- O Convênio de Taubaté previa algumas medidas que impedissem a expansão desenfreada da produção, evitando custos muito altos ao Estado. Mas como eram os cafeicultores a controlar a máquina estatal, tais medidas não foram seguidas, sendo que a produção aumentou consideravelmente, tal como as rendas pagas aos agricultores.

Essa política de garantir os lucros privados através de instituições públicas mostrava a verdadeira função do Estado brasileiro: a garantia das condições necessárias para a atividade econômica da classe social que o controlava.

Os resultados dessa política foram desastrosos quando o preço do café despencou em 1929, com a quebra da Bolsa de Valores de Nova Iorque, onde o preço do café brasileiro era cotado. Não foi possível conter os preços a patamares aceitáveis. O resultado foi o enorme prejuízo dos cafeicultores e o fim da dominação política exclusiva dos cafeicultores no Estado brasileiro

Perguntas interessantes