1. Quais músicas indígenas ou africanas você já ouviu? Quando e onde?
2. Quais eram as etnias dos compositores dessas músicas?
3. Como você identifica se uma música é indígena, africana ou afro-brasileira?
4. Como você identifica elementos da música indígena nas produções musicais atuais?
5. Como você identifica elementos da música africana e em quais produções musicais atuais?
6. Quais músicas afro-brasileiras você já ouviu?
7. Quais instrumentos musicais africanos você conhece?
8. Quais são os instrumentos que os indígenas utilizam e como compõem suas músicas?
9. Quais são as finalidades das músicas produzidas pelos indígenas e africanos?
Arte 9
10. O que são os elementos constitutivos da música (altura, intensidade, timbre, melodia, ritmo)?
Para que eles servem?
Soluções para a tarefa
Resposta:
1.sim no YouTube
3.cultura africana, em especial ao samba. ... ai uma caracteristica geral e o som marcante do tambor na musicas.
4.músicas de rodas de capoeiras; músicas do Olodum. ... A voz e o canto são dominantes na música indígena, mas existe um muito variado instrumental de apoio e séries de peças orquestrais autônomas.
5.Dentre produções musicais atuais em que pode-se identificar elementos da musica africana tem-se: músicas de rodas de capoeiras; músicas do olodum
8.Torokaná, Catacá, Chocalhos, Karutana, Katukinaru, Zumbidores, Membi-tarará, Flautas. Os indígenas compõem sua música por meio de sua cultura, tradição, costumes e identidade.
9.finalidades de socialização, culto, ligação com os ancestrais, exorcismo, magia e cura, música na África é muito importante quando se trata de religião.
10.Podemos dividir a música em três elementos básicos: melodia, harmonia e ritmo. ... Através da melodia, podemos reconhecer as músicas com um simples assovio. Para se construir uma melodia, é preciso organizar as notas musicais com duração, intensidade e altura. quanto mais simples, mais fácil será a memorização da melodia.
Explicação:
não consegui responder o resto
1) Ao longo da vida, tive diferentes experiências de percepção com a música africana e seus derivados, onde podemos destacar:
- O Reggae;
- O Ragga;
- O Funk;
- O Soul;
- O Blues;
- O R&B;
- O Hip Hop e seus subgêneros.
Cada um desses elementos faz parte de uma cultura muito importante para a cultura e o comportamento nos dias de hoje, e, o mesmo vale para a música indígena, onde apesar da sobreposição dos colonizadores ao longo dos séculos, sua cultura, seus valores, linguagens e rituais ainda permanecem sendo passados para as próximas gerações.
Por fim, ouvi ao longo da vida, em diferentes situações e lugares.
Mais sobre a cultura indígena:
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2) A etnia dos compositores dessas músicas na maioria das vezes eram pretos, retintos ou de pele clara, e, não brancos, assim como os indígenas.
Falar sobre a reprodução da música como um todo é entender que a indústria cultural acaba transformando grande parte desses gêneros em ritmos que outros indivíduos possam colocar em prática, como é o caso dos homens brancos que reproduzem músicas que são majoritariamente fundamentadas por negros.
Sobre a sedimentação da música preta no Brasil:
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3) Identificamos se uma música é indígena ou afro-brasileira a partir dos elementos utilizados, da influência que esse som traz consigo e da forma como os indivíduos colocam em prática esses ritmos.
Podemos citar como exemplo:
- O Samba;
- O Jongo;
- Os ritmos indígenas, entre outros.
Mais sobre o samba no Brasil:
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4) Podemos identificar elementos da música indígena nas produções brasileiras a partir de alguns elementos, como:
- As rodas de capoeira;
- As músicas do Olodum, entre outros.
Por fim, a parcela indígena é dona do próprio saber, porém, o conhecimento das relações de formação e como as formas de organização da sociedade são analisadas.
5) A partir de uma série de elementos como:
- O hip hop
- O popping
- O breaking
- O locking
Vale notar que a música preta pode ser entendida como todo processo de expressão e produção cultural que tenha a rua como principal temática.
Dentre seus expoentes que vão além da música temos:
- O hip hop;
- O Break dance;
- O grafitte;
- A discotecagem (DJ);
Por fim, podemos citar as expressões audiovisuais e o teatro de rua como elementos de grande importância para a cultura preta.
Mais sobre a música moderna:
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6) Podemos citar um gênero Afro Brasileiro muito consumido no Brasil, o Hip Hop Nacional.
E traçando um recorte histórico, na década de 90, grupos como RZO, Racionais Mc's, SNJ, artistas como o Sabotage, entre outros, tiveram grande importância por seu papel político, dialogando sobre o sistema, a criminalidade e a favela como um todo.
Em 1998, Marcelo D2 trouxe o disco Eu tiro é onda sendo uma grande influência para o crescimento do rap carioca, onde logo após grupos como Quinto Andar de Niterói no Rio de Janeiro, Black alien & Speed, trouxeram um tom mais descompromissado com temas políticos e passaram a introduzir questões que influenciaram de forma geral.
Mais sobre a MPB:
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7) Dentre os instrumentos musicais africanos que conheço posso citar:
- O Kora/ Corá Kora;
- O Tambor;
- O Berimbau;
- A Cuíca;
- O Adufe;
- O Afoxé;
O Agogô; - O Atabaque;
- A Bateria;
- O Bendir;
- O Batá;
- O Bloco Sonoro, entre outros.
Por fim, a cultura africana tem grande semelhança com as nossas, como as crenças e as referências para nossa língua, que apesar de diferentes, ao longo da formação de nossa cultura mesclaram elementos importantes e utilizados até os dias de hoje.
Mais sobre o Olodum:
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8) Os indígenas compõe suas músicas a partir de elementos variados, como os rituais, e, a criação dos seus ritmos, que pode alternar um mesmo verso ou gerar um estilo de composição binária, ou até mesmo ternária, fruto de uma forte influência milenar, que é passada de geração para geração.
Sobre a cultura indígena:
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9) No Brasil, tanto a música indígena quanto a música Africana está diretamente ligada as referências que elas serviram, ou seja, com os gêneros construídos ao longo do tempo, como o Samba e aos demais estilos urbanos periféricos que tem como base a percussão.
Sobre a dança como veículo de transformação:
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10) Cada um dos elementos citados na pergunta são cruciais para a fundamentação do que o compositor, mucisista e intérprete querem passar.
A intensidade, o timbre e a melodia, assim como o ritmo criado por esses indivíduos, geram um senso de alegria, ou de reflexão, ou de introspeção, por isso, a música toca o indivíduo e sem ela nós não existiríamos da forma como somos hoje.
Por fim, a música é um instrumento milenar de comunicação.
Mais sobre a cultura musical:
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