História, perguntado por victoriagabriela9762, 7 meses atrás

1) Quais motivos levaram a Inglaterra ser o primeiro país a fazer a Primeira
Revolução Industrial?
2) Indique algumas características da Primeira Revolução Industrial​

Soluções para a tarefa

Respondido por tatimisilva
0

Resposta:

1) Quais motivos levaram a Inglaterra ser o primeiro país a fazer a Primeira  Revolução Industrial?

  • A abundância de recursos naturais, como por exemplo o ferro, a lã e o carvão.
  • A Lei dos cercamentos, que mudou a configuração das áreas rurais, ao se introduzir cercas para a criação pecuária e para a produção de matéria-prima. Essa política provocou um intenso êxodo rural, visto que exigia dos pequenos proprietários títulos das propriedades. Muitos não possuíam e acabavam sendo expulsos de suas terras. Também foi responsável pela grande disponibilidade de mão de obra e sua consequente desvalorização.
  • As políticas econômicas liberais adotadas passaram a possibilitar o progresso tecnológico e o aumento da produtividade.

2) Indique algumas características da Primeira Revolução Industrial​

  • A principal característica da Primeira Revolução Industrial é a substituição da manufatura pela "maquinofatura".
  • Surgimento das indústrias, desenvolvendo-se especialmente a indústria têxtil cuja produtividade aumentou devido à inserção das máquinas de fiar, o tear mecânico e a máquina a vapor.
  • Configuração de novas relações de trabalho: surge o trabalho assalariado e a divisão do trabalho.

Explicação:

1)

  • No século XVII, a Inglaterra passou por uma série de acontecimentos políticos que levaram à ascensão da burguesia como classe dominante. Na Revolução Gloriosa de 1688, houve a deposição de James II, da dinastia Stuart, e a coroação de Guilherme de Orange e Maria II da Escócia como reis da Inglaterra.
  • Dentre as mudanças ocorridas durante o século XVII, no período da República Puritana, a Inglaterra decretou, por ação direta de Oliver Cromwell, os Atos de Navegação de 1651. Essa lei, válida para a Inglaterra e suas colônias, determinava que todas as mercadorias de importação e exportação deveriam ser transportadas por embarcações inglesas. Essa acumulação de capital foi extremamente importante, pois foi a partir dela que a burguesia pôde investir em pesquisas para desenvolver a criação das máquinas e, assim, aperfeiçoar o processo de produção e financiar a construção das indústrias têxteis.
  1. Outra medida desse período que contribuiu diretamente para que as condições ideais de industrialização surgissem foram as Leis dos Cercamentos. Essas leis resultaram na transformação das terras comuns, ocupadas pelos camponeses em condições de trabalho existentes desde o período da Idade Média, em pastos para ovelhas, o que marcou o fim das relações de trabalho feudo-vassálicas na Inglaterra.

2)

  • A principal indústria era a têxtil no período da Primeira Revolução Industrial. Nesse período, surgiram diversas indústrias de tecidos de algodão que utilizavam o tear mecanizado, sendo que a produção desses tecidos era destinada à exportação (um dos maiores impulsionadores da economia inglesa).
  • O desenvolvimento tecnológico alcançado nesse momento possibilitou que novas técnicas e maquinários como a criação de máquinas capazes de tecer fios e aumentar a produção que antes era feita manualmente.
  • Com os aparecimento das indústrias e um novo modo de produção: a manufatura deu lugar à "maquinofatura". Houve crescimento da mão de obra e sua consequente desvalorização. Novas relações de trabalho de surgiram mediante a existência de duas classes: a burguesia e o proletariado. Com isso, os trabalhadores passaram a exercer funções específicas, os salários recebidos eram baixos e as cargas horárias extenuantes.
Perguntas interessantes