1)Quais motivos levaram a Família Real Portuguesa, juntamente com sua comitiva de aproximadamente 10 mil pessoas a deixar a Europa para viver no Brasil?
2)Por que a decisão em optar entre Inglaterra e França era considerada
extremamente difícil para D. João de Portugal? Quais as possíveis retaliações
de ambos os lados?
3)Quem garantiu a segurança da Família Real no trajeto para o Brasil?
4)Qual a primeira ação economicamente importante tomada por D. João
em solo brasileiro e quem se beneficiou delas?
Soluções para a tarefa
Resposta:
D.João deixou Portugal após desobedecer o bloqueio continental imposto pelo governo Frances na época ( o bloqueio continental impedia que qualquer país europeu fizesse comércio com a Inglaterra).
A decisão de D.João foi extremamente complicada, pois a frança já havia avisada que tal país que desobedecesse o bloqueio continental, teria seu país invadido pelo exército de Napoleão, mas, a Inglaterra era um grande aliado comercial para a coroa Portuguesa que estava passando dificuldades com sua situação em questão do bloqueio continental.
Após saber que seu país já estava sendo invadido pelo exército francês (liderado por Napoleão), D.João fugiu para o Brasil protegido pela marinha inglesa.
Chegando ao Brasil, D.João declarou que, a partir daquele momento, o Brasil (que até este momento era colônia) teria se tornado um reino, que, mais tarde, influenciaria em vários movimentos de independência como a inconfidência mineira e a Conjuração Baiana.