1) Quais informações você precisaria reunir sobre o cliente?
2) Quais informações você daria ao cliente quanto ao pedido?
3) Como as informações seriam usadas na BLOOM?
4) Quais problemas de maior grandeza você iria prever que precisam de solução antes da implementação do sistema?
5) Se esse projeto for bem‐sucedido – ou seja, se os clientes acharem preferível pedir o monociclo pela web, em vez de negociar na loja tradicional – quais são as implicações de longo prazo para a BLOOM?
Soluções para a tarefa
Temos que pensar que cada cliente é único e para ter sucesso no relacionamento com seus clientes você precisa ter isso em mente. Quem é essa pessoa, qual seu estado civil, , seu sexo, sua idade, sua profissão, onde mora, você precisa se familiarizar com ela. Essas informações são fundamentais para que você possa ter um relacionamento mais próximo com eles e possa se comunicar com ele de forma mais adequada.
Descobrir o que o seus clientes e prospects querem é fundamental para oferecer produtos e serviços mais adequados e que tenham uma melhor aceitação.
Resposta:
Primeiramente, é preciso se posicionar como um agente integrador para o sistema, ocupando uma posição estratégica de logística e observando todas as áreas envolvidas. Assim, pensaremos como as áreas de manufatura, vendas, compras, marketing, etc.
Os padrões de resposta para as cinco perguntas estão disponíveis a seguir:
1)
O gerente deve contatar a área de vendas para entender quais os perfis de clientes que a empresa possui e observar se eles possuem aderência com o novo produto. Dessa forma, será possível manter esses clientes informados sobre o novo produto, sobre seu uso, benefícios, etc. Se a área de vendas identificar, junto ao marketing, que o perfil atual de clientes não se enquadra com o monociclo, o setor de marketing precisará aprofundar as informações, realizando uma pesquisa com potenciais clientes e informar isso para a área que está implantando o sistema.
2)
Após ajustado o perfil do cliente, a empresa deveria saber sobre seus hábitos e comportamentos de consumo, para assim conseguir dar as informações necessárias sobre o produto. Por exemplo, se for um cliente bem jovem, a empresa pode informar ao cliente que o monociclo é algo inovador, diferente de todos os outros produtos, que é cool, etc. Porém, se for uma pessoa da terceira idade, é importante informar que o produto exige um certo treinamento para aprendizado e que possui um completo manual de instruções e vídeos tutoriais para aprender a usar. Esses são os tipos de informação que os clientes precisam receber.
3)
Seriam usadas para aprimorar as vendas e melhorar o faturamento. Seriam utilizadas as informações sobre as preferências de compra para oferecer um plus aos clientes. Por exemplo, se o monociclo é utilizado por uma criança e a BLOOM souber disso, pode vender equipamentos de segurança para uso complementar ao produto. Sendo assim, todas as informações dos clientes ajudarão para novas tomadas de decisão de aprimoramento do produto, ticket médio de venda e potencial valor de aumento de preço do produto, além de demais ações estratégicas.
4)
Entendendo com antecedência o público-alvo e o ticket de venda, a empresa pode prever problemas, por exemplo: estar cobrando mais do que oferece, o cliente achar que o produto não é tão diferente e que precisa de um plus, o cliente achar que falta segurança, o cliente não achar seguro comprar esse tipo de produto pela Internet, etc. Todos os problemas sobre o que o cliente pensa podem ser previstos, porém a empresa precisa reunir todas as informações necessárias para conseguir fazer essas previsões.
5)
Divulgar o produto nas redes sociais com mais força e explorar novos públicos usuários.
Explicação: