1-Quais foram os responsáveis pela diversificação social e nos meios produtivos, entre o Império e
Primeira República?
2-Dê o conceito Trabalho e Produção.
3- O que possibilitou a expansão do mercado consumidor?
4-Com o capitalismo ocidental o que foi implementado no Brasil?
Soluções para a tarefa
1. No período do Brasil Império (1822 a 1889) e da Primeira República (1889 a 1930) os principais responsáveis pela diversificação social e nos meios produtivos foram uma mistura de iniciativas estatais com a iniciativa privada.
A diversificação social, por exemplo, foi fortemente impactada pelas políticas migratórias adotadas pelo governo brasileiro no período, que facilitavam a vinda para o Brasil em especial de europeus. Já a diversificação econômica esteve ligada com a iniciativa de pioneiros industriais, como os Matarazzo, que desenvolveram uma indústria de base relevante para o Brasil.
2. conceito de trabalho é geralmente entendido como a atividade humana realizada com o objetivo de produzir uma forma de obtenção de subsistência. O trabalho é definido por Karl Marx como a atividade sobre a qual o ser humano emprega sua força para produzir os meios para o seu sustento
Produção é um substantivo feminino que se refere a todo tipo de atividade ou processo que dá origem a um determinado serviço, objeto ou produto. ... O processo de produção envolve uma série de etapas e fatores que combinados, satisfazem as necessidades da sociedade à medida em que ocorre a demanda de bens e de serviços.
3. A produção e a troca deixaram de ter caráter de mera subsistência e passaram a atender aos mercados das cidades, em outras palavras, o mundo estava começando a se integrar. As companhias mercantis passaram a aplicar técnicas contábeis e a adotar novas formas de comercializar, como as cartas de crédito e de pagamento.
4. O Brasil no quadro do capitalismo ocidental implementa uma dura realidade para a sociedade
sem direitos e sem acesso à educação, e limita o direito à sobrevivência dos libertos, pois esses não
eram aceitos.
1 - Os principais responsáveis por esta diversificação social foram o Estado e a iniciativa privada. O Estado por meio de uma política que promovia a imigração (diversificando a sociedade) e a iniciativa privada por meio de projetos de industrialização do Brasil (diversificando a economia).
2 - O conceito de trabalho e produção no Brasil era um reflexo dos debates que ocorriam na Europa, tendo o Brasil adotado um modelo capitalista, que entendia o trabalho e a produção pelo viés do lucro e da propriedade privada.
3 - O mercado consumidor foi expandido por uma série de fatores: fim da escravidão, início da industrialização brasileira e até mesmo as guerras mundiais que indiretamente beneficiavam a nossa indústria nacional.
4 - Foram implementados conceitos como o mercado financeiro (com a abertura da Bolsa de Valores de São Paulo) e as contradições existentes entre o proletariado e a burguesia.