1- Quais foram as principais ideias de Martinho Lutero?
2- O que ele pensava dos judeus?
3-Como ele tratou da Revolta dos Anabatistas?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
1) Matinho Lutero acreditava que a Igreja Católica era uma instituição que havia se corrompido, de modo que era necessário fundar uma nova Igreja que representasse os ensinamentos de Cristo na Terra, sendo o "pai" do movimento Protestante.
Em teologia acreditava que a Bíblia deveria ser lida pelos fiéis, de modo que era necessário traduzi-la para a língua do povo. Também acreditava que a salvação da alma se dava por meio da fé individual e pelas boas obras, não sendo possível salvar-se por meio, por exemplo, das indulgências.
2) Lutero e os judeus
Circulam em alguns e-mails e sites religiosos textos com conteúdo anti-semita atribuídos a Martinho Lutero, o grande reformador do século XVI. Estes textos são verdadeiros? Gostaria de saber como os luteranos lidam com esta questão.
Também tomamos conhecimento das mensagens que você menciona. As citações são conhecidas por parte dos/as teólogos/as das igrejas luteranas. Elas fazem parte de sermões e cartas mais extensas de Lutero. As igrejas procuram situá-las no contexto e, ao mesmo tempo, fazer uma reflexão crítica por causa do uso que se fez delas por ocasião do nazismo. De forma alguma elas são abonadas pelas igrejas hoje.
O evento da II Guerra Mundial e a disputa entre países que se denominavam cristãos levou as igrejas a uma profunda auto-crítica. Elas perceberam o quanto o Evangelho pode ser manipulado, ou então, o quanto as igrejas também podem ser manipuladas pelos poderes de plantão.
As igrejas evangélicas alemãs, em especial, vieram a público e solenemente fizeram o seu mea culpa. Gradativamente foram criadas condições para uma aproximação com lideranças judaicas e, num diálogo franco e aberto, que persiste até os dias de hoje, procura-se apontar os aspectos positivos de Lutero e também o seu lado sombrio ao ponto de algumas igrejas simplesmente renegarem os textos profundamente lamentáveis de Lutero sobre os judeus. Comissões bilaterais de diálogo e de estudo em muitos países estabelecem um novo clima de compreensão e acolhimento e desfazem séculos de beligerância e condenação.
No Brasil a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil se manifestou expressamente em algumas ocasiões sobre o tema. A carta pastoral sobre “Discriminação” de 1988 , a declaração Deus não é racista de 1992 e a Declaração da IECLB nos 180 anos de suas primeiras comunidades - 2004 mostram como o tema é abordado atualmente.
A questão propriamente dita dos textos de Lutero é abordada de forma mais direta por um livro : Altmann, Walter. Lutero e Libertação. Ed. Sinodal e Ática, 1994. O capítulo Lutero - Defensor dos judeus ou anti-semita? trata sobre o assunto. Ele mostra como as afirmações de Lutero sobre os judeus são interpretadas de forma crítica na atualidade. Uma reedição do livro saiu no ano de 2016.
3) O Anabatismo foi um movimento religioso surgido com as Reformas Protestantes do século XVI, inspirado nas ideias de Martinho Lutero, que foram desenvolvidas contra o poder religioso, social e político da Igreja católica. O nome foi em decorrência dos batizados dos anabatistas ocorrerem na fase adulta da vida, escolhendo conscientemente se entregar à religião cristã, em oposição ao ritual católico, por exemplo, em que o batismo é realizado com recém-nascidos. Dentre os pregadores anabatistas os que se destacaram foram Thomas Münzer, Conrad Grebel, Felix Manz, João de Leyde e Nicolau Storch.
Bernd Krechting, um dos líderes das revoltas camponesas anabatistas do século XVI
Bernd Krechting, um dos líderes das revoltas camponesas anabatistas do século XVI
O anabatismo se espalhou em várias partes do mundo, iniciando em regiões da atual Alemanha e Suíça, chegando posteriormente à Polônia, Moscóvia, Hungria e Estados Unidos, no século XIX, onde ficaram conhecidos como menonitas. O anabatismo não foi um movimento religioso unificado, mas havia características comuns dentre os vários grupos surgidos. Os primeiros eram humanistas, mas também boa parte deles saiu das classes exploradas da sociedade feudal em decomposição, como camponeses ou trabalhadores urbanos.
As condições de vida, de dificuldades materiais e de subordinação hierárquica social, que fundamentavam a exploração do trabalho dessas pessoas, levaram os anabatistas a encontrarem na religião uma expressão de sua discordância à situação social na qual estavam inseridos. Apesar de apresentar tendências diversas, algumas pacifistas, outras revolucionárias, havia em comum a necessidade de rebatizar os indivíduos, além de defenderem a separação entre Estado e igreja, de extinguir o culto de imagens e pregarem uma vida de simplicidade, criando relações sociais em que houvesse uma igualdade entre todos.
Resposta:
Oiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii
Explicação: