1. Quais foram as mudanças econômicas ocorridas com o surgimento do feudalismo?
2. Quais eram as condições de trabalho no regime de servidão?
3. De que maneira a senhor feudal exercia sua autoridade no feudalismo?
4. Qual era a relação da Igreja Católica com os senhores feudais, a partir da conversão da classe nobiliárquica?
Soluções para a tarefa
1- A crise do feudalismo, a partir do século XI, aconteceu com o desenvolvimento do capitalismo mercantil, que necessitava da expansão do comércio e da ampliação dos lucros; e das cidades, pois no mundo feudal o que prevalecia era uma sociedade rural.
2- Estavam vinculados à terra pelo trabalho e não tinham direito de salário ou benefícios; trabalhavam para morar no local e recebiam os suprimentos necessários para se alimentarem e sobreviverem. Diferente dos escravos, os servos não podiam ser vendidos pelos senhores feudais.
3- Sancionados pela Igreja, a hierarquia e o poder territorial dos senhores feudais se exerciam através do poder de dominium, uma forma de controle combinado da terra e das pessoas ali fixadas. A posse da terra não significava uma posse absoluta, mas era ampla e se ramificava de várias maneiras.
4- A conversão da classe nobiliárquica deu margens para que os clérigos interferissem nas questões políticas. Muitas vezes um rei ou um senhor feudal doava terras para a Igreja em sinal de sua devoção religiosa. Dessa forma, a Igreja também se tornou uma grande “senhora feudal”.
❤️❤️ tmjjj amg