Filosofia, perguntado por larasilva29184, 10 meses atrás

1- QUAIS FORAM AS INFLUÊNCIAS QUE SANTO AGOSTINHO TEVE EM SUA
FILOSOFIA?
2- O QUE É MANIQUEÍSMO?
3- COMO SANTO AGOSTINHO DEFINE O MAL?
4- SEGUNDO SÃO TOMÁS DE AQUINO, QUAIS SÃO AS 5 VIAS QUE PROVAM A
EXISTÊNCIA DE DEUS? EXPLIQUE- AS.
5- DIFERENCIE O PROTESTANTISMO DE LUTERO D PROTESTANTISMO DE CALVINO.
6- QUAIS AS CARACTERÍSTICAS DA ÉTICA NO HUMANISMO?
7- QUAIS SÃO OS PRINCÍPIOS DA MORAL SEGUNDO DAVID HUME?
8- PARA IMANNUEL KANT, QUAL É A DIFERENÇA ENTRE AUTONOMIA E HETERONOMIA?


lopesdias260: ;-;

Soluções para a tarefa

Respondido por souzarafaelasr
2

Resposta:

01- Santo Agostinho foi influenciado pelo maniqueísmo, segundo o qual o mundo seria regido pelas 'forças do bem e do mal' (concepção de base platônica), bem como pelo neoplatonismo de Plotino (204 d.C - 240 d.C).

02- Consiste numa concepção do mundo fundamentada em uma dualidade básica entre opostos inconciliáveis: luz e trevas; bem e mal.

03- Para Santo Agostinho, o mal não tem realidade metafísica: todo o mal não é mais que a ausência do bem, a ausência da obra divina. Ou, para ser mais preciso, o mal não é algo que foi criado, não é algo físico – o mal é o “não ser”.

04- 1. Primeiro motor imóvel: esta primeira via supõe a existência do movimento no universo. Porém, um ser não move a si mesmo, só podendo, então, mover outro ou por outro ser movido.

2. Primeira causa eficiente: a segunda via diz respeito ao efeito que este motor imóvel acarreta: a percepção da ordenação das coisas em causas e efeitos permite averiguar que não há efeito sem causa. Dessa forma, igualmente retrocedendo ao infinito, não poderíamos senão chegar a uma causa eficiente que dá início ao movimento das coisas.

3. Ser Necessário e os seres possíveis: a terceira via compara os seres que podem ser e não ser. A possibilidade destes seres implica que alguma vez este ser não foi e passou a ser e ainda vem a não ser novamente.

4. Graus de Perfeição: a quarta via trata dos graus de perfeição, em que comparações são constatadas a partir de um máximo (ótimo) que na verdade contém o verdadeiro ser (o mais ou menos só se diz em referência a um máximo).

5. Governo Supremo: a quinta via fala da questão da ordem e finalidade que a suprema inteligência governa todas as coisas (já que no mundo há ordem!), dispondo-as de forma organizada racionalmente, o que evidencia a intenção da existência de cada ser.

05-  PROTESTANTISMO DE LUTERO: Reforma Protestante é o nome dado ao movimento reformista que surgiu no cristianismo no século XVI. Esse movimento iniciou-se a partir de Martinho Lutero, um monge católico que estava insatisfeito com algumas práticas e questões teológicas defendidas pela Igreja Católica. A atuação de Lutero teve como ponto de partida a divulgação das 95 teses, que rapidamente espalharam-se pela Europa e deram origem ao reformismo no seio da Igreja Católica. Da atuação de Lutero, surgiu o protestantismo.

PROTESTANTISMO DE CALVINO: O calvinismo (também chamado de Tradição Reformada, Fé Reformada ou Teologia Reformada) é tanto um movimento religioso protestante quanto um sistema teológico bíblico com raízes na Reforma Protestante, iniciado por João Calvino em Genebra no século XVI.

06- É antropocêntrica no sentido de que o homem é medida de todas as coisas, de que seus julgamentos estão arraigados na sua existência e só podem ser compreendidos em relação a essa. Apenas o próprio homem pode determinar o critério do que é virtude ou pecado, e não uma autoridade a ele transcendente.

07- A teoria de Hume sobre as distinções morais na Investigação é uma explicação de como e por que qualificamos certos caracteres e ações como boas ou más. Sua teoria é famosa pela ênfase que dá ao papel do sentimento. Rejeitando a razão em seu papel tradicional de fonte de nossos juízos morais, Hume alega que estes se baseiam no sentimento. De fato, a definição que ele oferece da virtude é: "qualquer ação ou qualidade mental que suscita no espectador o sentimento agradável de aprovação.

08- A Autonomia para Kant é a condição do ser que governa as próprias leis, ou seja, que se "auto-governa". O conceito de heteronomia vem em oposição ao de autonômia, e é a condição de quem é governado pelos outros.


souzarafaelasr: Espero ter ajudado.
lopesdias260: muito grande mais obrigado vc Se esforço
lopesdias260: :D
souzarafaelasr: por nada
larasilva29184: Obrigado vai ajudar muito ❤️
souzarafaelasr: por nada
Perguntas interessantes