1. Quais foram as causa da Reforma Protestante?
2. Por que a burguesia comercial estava descontente com clérigos católico
3. O que é venda de indulgência?
4. Em que se baseava o pensamento renascentista?
5. Quem iniciou a reforma protestante?
6. Por que Lutero iniciou a Reforma Protestante?
7. Por que a igreja católica fez a Contrarreforma?
8. O que é inquisição?
Soluções para a tarefa
Resposta:
1) A reforma Protestante teve causas relacionadas a aspectos políticos, econômicos e teológicos e resultou da corrupção existente na Igreja Católica.
2)Por que apesar da igreja católica possuir muitas riquezas, condenava os lucros e juros. E para a burguesia comercial não fazia sentido a igreja condenar e ao mesmo tempo possuir tantas riquezas como terras e artigos de luxo. E para a burguesia eram necessário os juros e lucros para o seu desenvolvimento.
3)O Comércio de indulgências ou a Venda de indulgências refere-se a abusos cometidos na concessão de indulgências por membros da Igreja Católica, os primeiros registros remontam aproximadamente ao século XIII, e persistem até o XVI.
4)O pensamento renascentista defendia que a razão era uma manifestação do espírito humano que colocava o indivíduo mais próximo de Deus: Exercer a capacidade de questionar, fazendo uso do dom que foi dado por Deus, dando razão a ele.
5)Martinho Lutero
6)A intenção de Lutero era levantar um debate para que reformas dentro da Igreja acontecessem. Martinho Lutero defendia, basicamente, que a Bíblia era a única referência para os fiéis e que as pessoas conseguiriam ser salvas sem a mediação de intermediários e sem precisar dar indulgências.
7)Seu intuito era reformar a Igreja por meio da moralização das práticas do clero, e sua ação manifestava uma insatisfação de longo prazo que existia contra os abusos promovidos pela Igreja de Roma.
8)Inquisição foi um movimento político-religioso que ocorreu entre os séculos XII ao XVIII na Europa e nas Américas. O objetivo era buscar o arrependimento daqueles considerados hereges pela Igreja e condenar as teorias contrárias aos dogmas do cristianismo.
Explicação:
Espero que ajude.