1. Quais eram os tipos de escravidão no mundo antigo?
2. Como as questões raciais incentivaram a escravidão moderna?
3. Como o fim da escravidão moderna contribuiu para a formação das periferias no Brasil?
Me ajudem por favorrr. Preciso disso pra amanhã.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1. Escravidão por dívida e escravidão por conquista
2. A "inferioridade" dos africanos foi o maior fator para sua escravização
3. Ao abolir a escravidão, o consequente golpe republicano não pôs em prática nenhuma medida para combater o racismo ou incentivar a ascensão social dos negros, nem sequer seu "bem-estar"
Explicação:
1. A escravidão por dívida ocorria quando um indivíduo tinha alguma dívida com outro e não podia pagar e, para quitar, virava escravo da pessoa para a qual ela devia. A escravidão por conquista ocorria quando um povo conquistava o outro e usava os antigos cidadãos da civilização conquistada como escravo. Ambos os tipos ocorriam principalmente no Império Romano.
2. A Igreja via nos africanos um povo bárbaro, impossível de ser civilizado, e, por isso, a escravidão seria uma maneira de "domar" (sim, a Igreja nem ao menos os considerava como pessoas) os africanos e impor a religião cristã. A influência da Igreja foi tão grande nesse processo que, por ordem dela mesma, a escravização de indígenas foi proibida em todos os países católicos.
3. Ao abolir a escravidão em 1889, a demora de aplicação por parte do Império e a omissão por parte da República, ambos em relação a medidas de incluir os recém libertos à sociedade, determinou a marginalização dos negros. Por conta disso, a presença de periferias é muito comum atualmente e o racismo ainda é muito forte.