História, perguntado por obrigado70, 8 meses atrás

1. Quais eram os primeiros habitantes da Península Arábica e quais eram suas principais características?
2. Quem era Maomé e no que ele influenciou a vida dos arábes?
3. O islamismo, assim como o cristianismo ., divide-se em várias correntes que se destacam por suas
diferenças na interpretação da palavra sagrada. Com base nisso, responda às questões.
a. Quais são as duas maiores correntes islâmicas ?
b. Explique as origens históricas do conflito entre esses dois grupos.
4. Responda às questões sobre a insurreição escrava ocorrida no ano de 869 [doc.9]
a. Qual era a origem da maioria dos escravos do mundo muçulmano ? Quais atividades eles
realizavam?
b. Que informação do texto indica que a revolta escrava atingiu grandes proporções?
5. Quais teriam sido os fatores que contribuíram para o desenvolvimento das artes e das ciências muçulmanas?

Soluções para a tarefa

Respondido por Milla2021
1

Resposta:

1- por volta de 1200 a.C a penisula arabica no oriente medio era habitada por povos beduinos que viviam em clãs (grupo familiar) e em tribos sendo sua economia baseada no pastoril de caprinos e comercio.

2- Messiânico profeta árabe nascido em Meca, na atual Arábia Saudita e na época, era um importante e próspero centro comercial e religioso, cujo nome próprio é derivado do verbo hâmada e que significa digno de louvor, fundador da religião muçulmana e do império árabe.

3) A- A maioria dos muçulmanos pertence a uma das duas principais denominações; com 80% a 90% sendo sunitas e 10% a 20% sendo xiitas. Cerca de 13% de muçulmanos vivem na Indonésia, o maior país muçulmano do mundo.

B- Ambos os lados reivindicam o seu próprio espaço de soberania, embora atualmente esse direito seja exercido plenamente apenas pelos israelenses. Com isso, guerras são travadas, grupos considerados terroristas erguem-se, vidas são perdidas e uma paz duradoura encontra-se cada vez mais distante.

4) A- Os homens escravizados serviam como força de trabalho em diversas áreas. Trabalhavam tanto no campo (manejando culturas agrícolas e pastagem de animais) quanto na cidade (em locais como oficinas de artesanato, nas ruas, nos palácios e haréns e nas residências).

5- O próprio Alcorão, livro sagrado dos muçulmanos, valoriza a ciência, em particular da medicina que é apresentada como uma arte próxima de Deus. Além disso, o mecenato empreendido por certos ramos da elite, inclusive califas e governadores como os Abássidas, revelou-se fundamental para o desabrochar da ciência. Tanto que em 1004 o califa Almamune inaugurou a "Casa da Sabedoria" (Bayt al-Hikmah) em Bagdade, que funcionou como centro de tradução de manuscritos e de reflexão científica.

Uma outra razão importante da preponderância absoluta do mundo islâmico nas ciências entre, aproximadamente, 750 e 1100, foi seu caráter internacional. A comunidade muçulmana englobava uma grande variedade de povos e raças, e a sociedade do islã era muito tolerante com os homens estrangeiros e suas ideias.(dá pra resumir, se quiser...)

Espero ter ajudado...

Perguntas interessantes