História, perguntado por DesenhistaUmPoucoEst, 10 meses atrás

1.Quais eram os grupos que formavam a sociedade brasileira na época colonial? *
3 pontos
( )Os aristocratas, os bandeirantes e os escravizados.
( )Os aristocratas, os homens livres e os escravizados.
2.Durante o período colonial o grupo social de maior prestígio na sociedade açucareira eram :
3 pontos
( )os donos das terras, maquinários e dos trabalhadores escravizados.
( )carpinteiros, pedreiros, ferreiros.
3.Os escravos que aprendiam o idioma português e, geralmente, trabalhavam nos afazeres domésticos, eram chamados de: *
4 pontos
( )Ladinos.
( )Criolo.

Soluções para a tarefa

Respondido por witcelkaua
24

Resposta:

1a) 2 primeira opção

Explicação:

Respondido por litorsouza
0

1) Na sociedade brasileira colonial era possível dividir os indivíduos entre aristocratas, homens livres e escravizados. Deste modo, está correto o que se apresenta na segunda alternativa.

Os aristocratas faziam parte da alta sociedade, sendo donos de fazendas produtoras de açúcar, normalmente eram portugueses que viviam no Brasil. Os homens livres eram brancos ou mesmo mestiços e muitas vezes desempenhavam profissões liberais e alguns se tornavam bandeirantes.

Os escravizados eram em sua maioria negros trazidos de diferentes países africanos para serem vendidos como mercadorias aos senhores de engenho. Além desses pode-se destacar também a presença dos jesuítas e dos indígenas, nativos do território.

Veja mais em:

https://brainly.com.br/tarefa/24408682

2) No Brasil colônia, possuíam riquezas e prestígio social os proprietários de terras, de maquinários e de indivíduos escravizados, devido a sua relevância para a economia da época. Deste modo, está correta a primeira alternativa.

O período colonial brasileiro foi marcado pela grande relevância da produção de matéria prima, como o pau-brasil e a cana de açúcar. Deste modo, recebiam mais prestígios da sociedade colonial aqueles indivíduos que controlavam os processos produtivos.

Proprietários de trabalhadores escravizados eram vistos com bons olhos, principalmente quando estes escravizados eram empregados em fazendas produtoras de açúcar, um dos principais produtos produzidos no Brasil e enviado ao comércio em Portugal.

Veja mais em:

https://brainly.com.br/tarefa/24955350

3) Os escravos alfabetizados em português e empregados em afazeres domésticos dentro das residências dos senhores de engenho eram chamados de ladinos. Deste modo, está correta a primeira alternativa.

Alguns do negros escravizados eram destinados à subserviência dentro das residências dos grandes aristocratas. Para isso, escolhia-se aqueles indivíduos considerados de maior cultura e alfabetizados em português, escravizados estes chamados de ladino.

Exigia-se que os escravizados empregados dentro das residências possuíssem melhor comunicação com os portugueses porque estes estariam em contato frequente com suas famílias e suas visitas e precisavam possuir "bons modos" aos olhos dos brancos.

Veja mais em:

https://brainly.com.br/tarefa/1323073

Anexos:
Perguntas interessantes