1) Quais eram as condições de trabalho nas fábricas no início da Revolução Industrial?
2) Você acha que hoje em dia é diferente? Por quê?
3) Quais foram os três principais movimentos, criados pelos trabalhadores, no início da Revolução Industrial? Cite e diferencie cada um deles.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1 - Eram precárias as condições de vida e trabalho dos artesãos no início da primeira revolução industrial: as fábricas tinham um ambiente insalubre; o tempo de trabalho chegava a 80 horas semanais; os salários eram bem abaixo do nível de subsistência.
2 - Sim. Porque antigamente as coisas eram dificeis e muito sofridas...O trabalho antigamente era desprovido de leis que garantiam proteção ao trabalhador, muitas vezes sendo o empregado desvalorizado e explorado. A divisão do trabalho se dava a partir do sexo, as mulheres ficavam em casa cuidando da casa, dos filhos e do marido sendo submissa a ele, e o homem trabalhava fora de casa pagava as contas sendo o chefe.
Nos últimos sessenta anos, convivemos no país, com várias formas de produção, os trabalhadores de agropecuária, os empregados em industrias, os trabalhadores nos setores de serviços, os administrativos etc... O processo de urbanização criou uma situação completamente nova no Brasil, a tal ponto que, nem a agropecuária e nem a industria são hoje os setores que mais empregam. O perfil do trabalho no Brasil mudou, e com isso, as oportunidades de trabalho também.
De antigamente pra hj em dia...
Alimentação.
Tínhamos frutas, verduras, legumes, carnes fresca, produtos saudáveis sem agrotóxicos, livres de muitas bactérias, que aumentava a resistência de nosso organismo.
Hoje temos no mercado produtos industrializados, que não sabemos como foi fabricado, com alguns tóxicos que fazem mal, e o organismo esta sem resistência.
O verão.
No verão passado…
Verão era verão, muito sol e chuva, não se tinham enchente à água da chuva era limpa e podíamos brincar nela.
No verão de hoje…
Não se sabe mais ao certo em que estação esta, chove faz frio, não se pode ficar na chuva se não fica doente.
Brincadeiras.
As brincadeiras eram na rua, meninos e meninas, brincando de amarelinha, esconde-esconde, pega-pega, mamãe papai.
Hoje em dia as crianças ficam enfiadas no seu quarto atrás de um computador, ou vidoe-game, com a cabeça voltada para a interação com o jogo.
Carnaval.
Carnaval de rua, muitas brincadeiras, um desfile maravilhoso na onde passavam meses ensaiando para sair nas ruas da cidade mostrando a beleza e a simpatia da tradição do carnaval.
Hoje o carnaval, é só beber, beijar, ver mulher semi-nua, homem com sede de sexo, mulheres menos inibidas saindo por ai sem saber o que esta fazendo.
Como podemos ver o mundo esta evoluindo, para melhor e para pior, melhor na comodidade e pior nos relacionamentos humanos. O meu grande ver é a evolução fantástica da mulher, conquistando seu espaço dentro de uma sociedade que antes egoísta e machista.
●● Eu peguei isso de um site porém se você ler e tentar resumir vai dar na resposta●● kskslsk
3 - Os principais movimentos socialistas que surgiram no século XIX foram o anarquismo e o comunismo. Segundo as ideias anarquistas, os operários somente iriam melhorar as condições de vida se o Estado e todas as formas de poder fossem extintas. Daí, temos as seguintes observações, tanto o anarquismo quanto o comunismo pautavam suas metas em transformações sociais profundas, não solicitavam somente mudanças nas relações entre patrões e trabalhadores.
Explicação:
Desculpa o tamanho da resposta kskslksks
Mas espero ter ajudado ; )
S2