1-Quais eram as características do feudalismo?
2-Quem era o suserano poderoso?
3-Como eram as relações de vassalagem e suserano?
4-Oque significava dizer a sociedade feudal era estática?
Soluções para a tarefa
Resposta:
1 ) Uma das principais características do Feudalismo era o controle dos senhores feudais, que eram donos de todas as terras de cada feudo. | Imagem: Reprodução.
A sociedade era dividida em três grupos sociais: o clero, a nobreza e os servos. O clero era responsável por rezar e exerciam uma grande influência política sobre as pessoas daquela época. Os nobres também eram chamados de senhores feudais, eles negociavam com o rei (trabalhavam no exército em troca de terras). E os servos eram a maior parte da população camponesa, bastante explorados e tendo que pagar tributos.
A relação de suserania consistia em: um nobre (suserano) doava um feudo para outro nobre (vassalo), e em troca, recebia fidelidade e favores (às vezes militares). O maior suserano era o rei, que fazia esses acordos com os nobres o tempo inteiro.
O comércio não era forte, logo, a base da economia feudal era agrária. Na falta de comércio, a unidade econômica principal era o feudo.
2) O rei era o suserano poderoso.
3) Vassalagem e suserania formavam um sistema sócioeconômico da Idade Média entre um vassalo e seu suserano. Nesta relação de reciprocidade, o vassalo recebia terra, objetos materiais ou até mesmo um castelo de seu suserano. Em troca, o vassalo devia oferecer fidelidade absoluta e proteção ao seu suserano.
4 )Significa dizer que a sociedade feudal era uma sociedade onde não havia mobilidade de classes sociais, ou seja, se um indivíduo nascesse camponês, morreria camponês. Logo, o seu destino dentro dessa sociedade já era definida no seu nascimento, já que não havia a possibilidade de você mudar de classe social.