1- Quais conhecimentos da biologia molecular podem ser empregados para o teste diagnóstico para o vírus de imunodeficiência humana (HIV)? Explique.
2- A técnica de Western blot poderia ser utilizada paro o diagnóstico de um paciente com sorologia positiva para HIV? Explique.
Soluções para a tarefa
Olá!
1) As técnicas de Biologia Molecular permitiram o conhecimento da estrutura, biologia, metabolismo, patogênese, evolução de uma grande variedade de agentes infecciosos; bem como estabelecer medidas de diagnóstico, prevenção, tratamento e monitorização de infecções causadas por esses germes, incluindo vírus da imunodeficiência humana (HIV)
O diagnóstico da infecção pelo HIV pode ser estabelecido com conhecimentos da biologia molecular:
- A demonstração de anticorpos (Ac) específicos.
- Detecção do antígeno (Ag) do vírus.
- Isolamento do vírus em cultura.
- Identificação de material genético do vírus.
2) A importância da infecção pelo HIV torna necessário confirmar os resultados positivos obtidos nos testes primários de detecção de anticorpos.
Existem diferentes testes de confirmação; entre eles, aqueles baseados na imunoelectrotransferência ou Western blot (WB)
O Western blot procura anticorpos anti-HIV em uma amostra de soro humano. Proteínas de células que são infectadas pelo HIV são transferidas para uma membrana, o aparecimento de bandas indica a presença de proteínas contra as quais o soro do paciente contém anticorpos, ou seja, o paciente é seropositivo.