1) quais características são consideradas para afirmar que um grupo ou instituição familiar faz parte da classe alta?
2) quais são as características que derefencias sociologicamente a classe alta da baixa?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Instituições sociais são organizações da sociedade que existem para que haja a organização e a coesão social. São elas que passam as regras e normas da sociedade para os cidadãos e forma-os enquanto cidadãos pertencentes a determinado grupo social. Podemos considerar como instituições sociais: a família, a escola, o trabalho, a Igreja e o Estado. As instituições sociais atuam no processo de socialização, visando a adequação de cada indivíduo no grupo social
Resposta:
1) Segundo o censo do IBGE, que é o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, que analisa o padrão de vida do brasileiro por todo o território nacional, levando em conta diferenças culturais e empregabilidade, para afirmar a condição econômica social de alguém, observa-se o valor de renda média que é a soma da renda bruta mensal de moradores de uma casa, estando essa renda, equivalente á um mínimo de 3 salários mínimos. Considera-se também o nível de escolaridade, dado que é um fator de capacibilidade de ascensão no ramo de trabalho, ou seja, considera-se se é alfabetizado, se tem ensino médio, graduação, tecnificação no ramo de trabalho, pós, mestrado, doutorado... Número de cômodos, quantitativo de aparelhos eletrônicos, são alguns pontos que costumam se levar em conta ao classificar a classe de alguém.
2) Sociologicamente, o poder aquisitivo (renda) e a escolaridade. Em algumas sociedades, como na Índia, há divisões por castas, onde também se leva em conta o status social familiar, uma espécie de nobreza no nome da família á qual pertence, muito utilizado na Idade Média europeia.
Explicação: