Filosofia, perguntado por elizabethcarlapaula, 2 meses atrás

1)Quais as principais semelhanças e diferenças entre o TEXTO 1 e o TEXTO 2?

2)Hannah Arendt, por meio do trecho "o paradoxo da perda dos direitos humanos é que essa perda coincide com o instante em que a pessoa se torna um ser humano em geral - sem uma profissão, sem uma cidadania, sem uma opinião, sem uma ação pela qual se identifique e se especifique", faz com que pensemos de forma crítica sobre a importância dos direitos humanos para uma vida digna. Quais os impactos da ausência desses direitos na vida das pessoas? Explique.

3)John Rawls, com base nas ideias dos filósofos contratualistas, elabora os seus pensamentos com a intenção de construir uma sociedade justa e equilibrada. A partir dessa informação, responda: como evitar que nossas ideias sobre justiça sejam influenciadas por nossa posição social?​

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por BrenoSousaOliveira
50

Os textos da imagem mostram que cada ser humano possuem direitos iguais e que esses direitos precisam ser expostos aos cidadãos, para que eles entendam sua posição na sociedade.

Direitos na sociedade

Todos nós seres humanos temos valores intrínsecos a nós, isto é, possuímos determinados valores inerentes a própria humanidade. Através desses valores quando a sociedade foi evoluindo com o passar do tempo, fomos sistematizando determinados direitos a todos para que pudéssemos viver em harmonia na sociedade.

1- A principal diferença é que para o texto 1 se formos retirados da sociedade perdemos os nossos direitos, uma vez que eles são instituídos pela sociedade. Já para o texto 2 os direitos e valores são inerentes ao próprio homem.

Enquanto que as semelhanças é que ambos defendem que temos direitos.

2- Se não há direitos para que vivamos em sociedade não saberemos o nosso papel somo cidadão no mundo, uma vez que sem lei não há liberdade e se não há liberdade não faz sentido viver em sociedade.

3- Tendo em base a ideia do bem em comum. Pois aquilo que é justo para mim pode não ser justo para outro. Sendo assim assumir o bem em comum como modo de justiça é a única forma de viver em sociedade, pois isso faria bem para todos.

Você pode ler mais sobre direitos humanos acessando esse link: https://brainly.com.br/tarefa/16158185

Anexos:
Perguntas interessantes