1) Quais as principais reivindicações do movimento estudantil no Brasil da década de 1960???
Soluções para a tarefa
Resposta:
Nas décadas de 1960 e 1970, os movimentos estudantis possuíam grande representação com os DCEs (Diretórios Centrais Estudantis), UEEs (Uniões Estaduais dos Estudantes) e com a UNE (União Nacional dos Estudantes). Estas organizações tiveram uma grande importância na mobilização social e luta contra a ditadura militar que se instaurou no país no ano de 1964.
Explicação:
A capacidade das organizações estudantis citadas acima de mobilizar os estudantes foi muito grande. Fez com que muito deles participassem ativamente da vida política do país, lutando por seus direitos e ideias. Suas reivindicações, protestos e manifestações influenciou significativamente os rumos do país.
Antes de entrarmos na Ditadura Militar, é importante entender o contexto histórico dos movimentos estudantis. Entre os anos de 1945 e 1968, o número de estudantes universitários do país cresceu muito. Isso coincidiu com a consolidação de novas correntes políticas no meio universitário. A grande maioria defendia ideologias esquerdistas, ligadas ao marxismo, voltado a um projeto socialista de transformação da ordem social.Entre os anos de 1969 e 1973 o movimento estudantil foi totalmente desarticulado. Isso ocorreu por consequência da coerção política que atingiu o seu ápice. Muitos estudantes e lideres de movimentos ingressaram em organizações de luta armada, com o intuito de derrubar o governo militar. Após o ano 1969, com a Lei de Segurança Nacional, e também sob o AI-5, deu-se início aos Anos de Chumbo. Momento da história marcado por um estado de exceção, com forte controle midiático e educacional, censura, prisões, torturas, assassinatos e desaparecimentos de opositores ao governo.
Espero ter ajudado!