1) Quais as principais formas de relevo existentes no Brasil?
2) O lugar onde você vive está localizado em qual unidade de relevo?
3) Associe corretamente:
(A) Planícies
(B) Depressões
(C) Planaltos
( ) São terrenos relativamente planos formados pela deposição de sedimentos de
origem fluvial, marinha ou lacustre.
( ) São terrenos com altitudes variáveis nos quais ocorrem formas variadas de relevo,
como chapadas, morros, colinas e serras
( ) São terrenos mais rebaixados em relação ao entorno, devido a processos de
desgaste. Apresentam relevo relativamente plano e com suaves desníveis.
4) Cite depressões brasileiras.
5) Quais os planaltos mais extensos do Brasil?
Soluções para a tarefa
Resposta:
ķ
Você está aqui: Mundo Educação Geografia Geografia Física Formas de relevo
Formas de relevo
Conforme as suas fisionomias, a superfície é dividida em quatro formas de relevo: montanhas, planaltos, planícies e depressões.
O relevo é a expressão e a modelagem da superfície terrestre, um resultado de uma infinidade de acontecimentos que marcaram a história geológica da Terra, que se encontra em constante dinamismo e transformação. Assim, ele expressa a sua história pelos seus desníveis, suas diferenças de altitudes, suas fisionomias e todos os elementos que compõem e dão forma às paisagens.
Para melhor compreendermos a estrutura da superfície, foi elaborada uma classificação responsável pela divisão do modelado terrestre em quatro diferentes formas de relevo, a saber: montanhas, planaltos, planícies e depressões. Essas tipificações são importantes não apenas para o entendimento do meio natural, mas da sua influência sobre as atividades humanas.
Resposta:
1. No Brasil, ele é constituído predominantemente por planaltos, planícies e depressões, embora outros conjuntos, como serras, chapadas, tabuleiros e patamares, também possam ser observados.
2. pessoal
3. (A) São terrenos relativamente planos formados pela deposição de sedimentos de origem fluvial, marinha ou lacustre.
(C) São terrenos com altitudes variáveis nos quais ocorrem formas variadas de relevo, como chapadas, morros, colinas e serras.
(B) São terrenos mais rebaixados em relação ao entorno, devido a processos de desgaste. Apresentam relevo relativamente plano e com suaves desníveis.
4. Principais exemplos de depressões brasileiras são: Depressão Sertaneja e do São Francisco, Depressão Cuiabana, Depressão Periférica Sul-Rio-Grandense, Depressão do Araguaia, Depressão Amazônica, entre outras.
5. Os mais extensos planaltos brasileiros são os planaltos e chapadas das Bacia do Paraná, planaltos e chapadas da Bacia do Parnaíba, e planaltos e serras do Atlântico Leste-Sudeste. Todas as depressões brasileiras são relativas, ou seja, encontram-se acima do nível do mar, temos um total de 11 unidades de planícies.
Marca como melhor resposta por favor