1) Quais as principais diferenças apontadas no texto entre a independência na América Espanhola e a independência do Brasil?
2) Aponte a principal motivação das elites donas de terras brasileira e da América espanhola para promover a independência em seus territórios. Em seguida, responda se esse interesse servia também ao restante da população. Justifique sua resposta.
3) Por quais motivos a independência no Brasil não levou à fragmentação de nosso território? Justifique a sua resposta.
ME AJUDEM POR FAVOR!!
QUEM RESPONDER EU VOU DAR MELHOR RESPOSTAS
Soluções para a tarefa
1 - Enquanto no Brasil a independência ocorreu de forma rápida (curto espaço de guerras e poucos focos de resistência à independência), preservou a unidade territorial e instituiu uma monarquia; na América espanhola ocorreram longas guerras, com maior participação popular, ocorreu a fragmentação político-territorial e foram instaladas repúblicas.
2 - Umas das maiores motivações era que os Criollos (descendentes de espanhóis, porem nascidos na América) não tinham direito de governar, apesar de fazerem parte da elite colonial.
3 - Uma das causas tem a ver com a distância geográfica entre as cidades das antigas colônias e a forma como as duas possessões eram administradas por suas respectivas metrópoles. ... As distâncias entre as cidades eram, assim, menores do que na América Espanhola.