1. Quais as principais críticas que o Cinismo dirige a sociedade do período helenístico?
2. Diferencie Estoicismo de Epicurismo.
3. Quais são os problemas de uma perspectiva ética cética?
Soluções para a tarefa
O cinismo busca criticar a hipocrisia da sociedade do período helenístico. Para isto, usa não apenas do sarcasmo e da ironia, mas também do comportamento e da atitude de denúncia.
A principal figura desta corrente filosófica foi Diógenes de Sínope, conhecido por Platão como o Sócrates enlouquecido, tamanha a radicalidade de seu modo de vida: Diógenes vivia em um barril.
O termo cinismo é derivado da palavra grega que significa "cão": o cínico é aquele que vive como um cão para expor o homem da sociedade ao ridículo de seu comportamento.
Difere-se do estoicismo e do epicurismo porque ambos buscam, cada um ao seu modo, distintas noções de felicidade: para o estoicismo, feliz é o homem que se adequa à razão cósmica e às necessidades de sua natureza; para o epicurismo, feliz é o homem que realiza seus prazeres (o que não implica em um hedonismo desenfreado)
A principal questão de uma perspectiva cética é como identificar o bem e o mal moralmente: se duvidamos de tudo, duvidamos inclusive dos valores éticos e relativizamos a atitude moral. Um outro problema da perspectiva cética é o de, ao colocar todo juízo em suspensão, colocar-se a si mesmo em suspensão.