1 — Quais as principais características do Primeiro se Reinado?
103
2 — O que foi outorgado em 1824? Qual era o principal objetivo do documento constitucional?
3 — O que as elites brasileiras disputavam?
4 — Qual o motivo levou ao fechamento da Assembleia Constituinte?
5 — O que levou o imperador Dom Pedro I a abdicar do trono?
Soluções para a tarefa
Resposta:
1- principais características do Primeiro Reinado temos o poder das oligarquias agrárias, a Revolução Liberal e retorno da família real à Portugal, estadia de D. Pedro I, papel de Bonifácio, economia agrária, instabilidade e conflitos políticos e militares como a Guerra Cisplatina.
2-O objetivo era manter a ordem, hierarquia social e política sem liberdades, além de conservar a propriedade, a unidade territorial, o tráfico de escravos, a escravidão, o distanciamento da participação política dos excluídos da sociedade da constituição de 1824
3-As elites brasileiras disputavam a descentralização do poder político no país, enquanto D. Pedro I e as elites portuguesas buscavam a centralização política.
4-O Fechamento da Assembleia Constituinte deu-se porque desejavam limitar os poderes de Dom Pedro I, que não aceitou e por isso fechou a Assembleia em 1823
5-: O aumento das tensões políticas, o agravamento da crise financeira do Brasil, a derrota na Guerra da Cisplatina, a criação da República Oriental do Uruguai e a questão sucessória com a morte de dom João VI, foram os motivos que levaram Dom Pedro I a abdicar ao trono em 07 de abril de 1831.
espero ter ajudado ;)
Resposta:
1. Sobre as principais características do Primeiro Reinado temos o poder das oligarquias agrárias, a Revolução Liberal e retorno da família real à Portugal, estadia de D. Pedro I, papel de Bonifácio, economia agrária, instabilidade e conflitos políticos e militares como a Guerra Cisplatina.
2. Foi outorgado em 1824 a primeira Constituição do Brasil, criada por juristas contratados por D. Pedro I, que mantinham seu poder Moderador sobre os outros poderes.
3. As elites brasileiras disputavam entre si e também contra o imperador por maior ascensão política nos poderes, bem como em aspectos econômicos.
4. A tentativa de limitação dos poderes de D. Pedro I é que levou ao fechamento da Assembleia Constituinte.
5. A perda de apoio e ingovernabilidade é que gerou a abdicação do imperador Dom Pedro I.