1- Quais as origens étnicas e culturais do samba?
2- Quais foram os motivos de o samba ter nascido no Rio de Janeiro?
3- Caracterizar como o samba se desenvolveu na capital do império.
4- Faça uma pesquisa na internet e busque informações sobre o samba "pelo telefone".
5- Aponte em que meio de comunicação as canções eram divulgadas, e quais as consequências dessa divulgação
Soluções para a tarefa
Resposta:
1)O samba originou-se dos antigos batuques trazidos pelos africanos que vieram como escravos para o Brasil. Esses batuques estavam geralmente associados a elementos religiosos que instituíam entre os negros uma espécie de comunicação ritual através da música e da dança, da percussão e dos movimentos do corpo
2)Há centenas de anos, este mesmo local era um mercado de escravos. Era nesta mesma pedra onde eles descarregavam o sal que chegava do porto. As primeiras comunidades negras foram então se formando ao longo da região portuária, nos bairros da Saúde e Gamboa, e logo se expandindo para a Cidade Nova e Estácio
3)Dentre suas características originais, está sua forma onde a dança é acompanhada por pequenas frases melódicas e refrões de criação autêntica, alicerces do samba de roda nascido no Recôncavo Baiano e levado, na segunda metade do século XIX, para a cidade do Rio de Janeiro pelos negros que trazidos da África
4)O chefe da polícia pelo telefone manda me avisar
Que na Carioca tem uma roleta para se jogar
O chefe da polícia pelo telefone manda me avisar
Que na Carioca tem uma roleta para se jogar
Ai, ai, ai,
Deixa as mágoas para trás ó rapaz
Ai, ai, ai,
Fica triste se és capaz, e verás.
Ai, ai, ai,
Deixa as mágoas para trás ó rapaz
Ai, ai, ai,
Fica triste se és capaz, e verás.
Tomara que tu apanhes
Pra nunca mais fazer isso
Roubar amores dos outros
E depois fazer feitiço.
Ai, a rolinha / Sinhô, Sinhô
Se embaraçou / Sinhô, Sinhô
Caiu no laço / Sinhô, Sinhô
Do nosso amor / Sinhô, Sinhô
Porque esse samba, /Sinhô, Sinhô
É de arrepiar, /Sinhô, Sinhô
Põe a perna bamba / Sinhô, Sinhô
Mas faz gozar / Sinhô, Sinhô
O "Peru" me disse
Se o "Morcego" visse
Não fazer tolice,
Que eu então saísse
Dessa esquisitice
De disse que não disse.
Mas "Peru" me disse
Se o "Morcego" visse
Não fazer tolice,
Que eu então saísse
Dessa esquisitice
De disse que não disse.
Ai, ai, ai,
Deixa as mágoas para trás ó rapaz
Ai, ai, ai,
Fica triste se é capaz, e verás.
Ai, ai, ai,
Deixa as mágoas para trás ó rapaz
Ai, ai, ai,
Fica triste se é capaz, e verás.
Queres ou não / Sinhô, Sinhô,
Vir pro cordão / Sinhô, Sinhô
Ser folião / Sinhô, Sinhô
De coração / Sinhô, Sinhô
Porque este samba/ Sinhô, Sinhô
É de arrepiar / Sinhô, Sinhô
Põe a perna bamba / Sinhô, Sinhô
Mas faz gozar / Sinhô, Sinhô
5)Pelo rádio e por CD's, essa divulgação não possibilitava o análise visual dos ouvintes
Explicação:
Resposta:
1- o samba como conhecemos atualmente, tem origem afro baiana, temperado com misturas cariocas. nasceu da influência de ritmos africanos, adaptados para a realidade dos escravos brasileiros e, ao longo do tempo, sofreu inúmeras transformações de caracterís-social , econômico e musical até, atingir as características conhecidas hoje.
2- com a transferência, no meio do século XlX, da mão de obra escravo da Bahia para o Vale da Paraíba e, logo após, declínio da produção de café e a abolição da escravatura, os negros deslocaram-se em direção a capital do país , Rio de Janeiro.
instalados nos bairros cariocas de gambá e saúde, eles dariam início a divulgação dos ritmos africanos na corte.
3- eram nas casas das Tias baianas, como Amélia, Ciata e Prisciliana, que aconteciam as festas de terreiro, as umbigadas e as marcações de capoeira ao som de batuques e pandeiros. Essas manifestações culturais propiciariam, consequentemente, a incorporação de características de outros gêneros cultivados na cidade , com a polca, o maxixe e o xote. o samba carioca Urbano, ganha a cara e os ritmos conhecidos.
4- são transcorridos 60 anos do acontecimento que marcou épocas na música carnavalesca carioca: O Extraordinário sucesso do Samba "Pelo telefone", amplamente documentado pela empresa de então.
pelo telefone foi o pretexto principal para uma memória que redige, metade em Paris e metade no rio, e que, feita sob a orientação do prof Marcel-duBois, recebeu o "diplomê" da école de Hautes Études en Sciences Sociales, de Paris.
5- pelo rádio e por CDs , essa divulgação não possibilitavam o análise virtual dos ouvintes