1) Quais as da ses do ciclo
celular?
2) Descreva o que acontece em
cada etapa da interfase?
3) Diferencie mitose e meiose.
4) Descreva as fases e os
puncipais eventos de cada
uma.
5) Desava as fases da meiose
e os puncipais eventos que
ocorrem nas duas etapas(meiose
I e III).
6) Qual a diferença entre as
citocinese animal e a vegetal?
7) Organismos procariones realizam
mitose e /ou meiose? explique.
8) Por que as celulas menores
são mais comuns do que as celulas maiores?
Soluções para a tarefa
1) Na mitose: interfase, profase, metafase, anafase, telofase, citocinese.
Na meiose: interfase, profase I, metafase I, anafase I, telofase I, profase II, metafase II, anafase II, telofase II, citocinese
2) A interfase é constituída por 3 etapas: a fase G1, a fase S e a fase G2. Quer na fase G1 quer na fase G2 há uma elevada atividade de biossíntese por parte da célula, ou seja, são produzidas todas a proteínas, e outras substâncias, necessárias à realização do ciclo celular. A célula aumenta muito de volume! Aliás, alguns organitos, como os centríolos, são duplicados. Na fase S, dá-se a replicação semiconservativa do DNA, passando os cromossomas a ser constituídos por 2 cromatídios.
3) A mitose é um processo de divisão nuclear que origina duas células-filhas geneticamente idênticas à celula original e com o mesmo número de cromossomas. As células originais tanto podem ser haploides como diploides.
A meiose é também um processo de divisão nuclear mas que origina quatro células-filhas. Estas são genericamente diferentes da célula original e entre si. Apresentam metade do material genético. Neste caso, a célula inicial tem de ser obrigatoriamente diploide.
4) A interfase é semelhante nas duas e já expliquei em cima.
Mitose
• profase: dá-se o início da condensação dos cromossomas, já constituídos por 2 cromatídios. O invólucro nuclear começa a desintegrar-se. Começa a aparecer o fuso acromático e os centríolos iniciam a sua deslocação para os polos da célula.
• metafase: os cromossomas atingem o máximo de encurtamento. Os centríolos já estão em polos opostos da célula. O fuso acromático, que está ligado aos centrómeros dos cromossomas, possibilita a disposição destes na placa equatorial da célula. Neste caso, são os centrómeros que estão alinhados.
• anafase: há a rutura dos centrómeros. Os microtúbulos do fuso acromático começam a encurtar, atraindo os cromatídios para os polos da célula.
• telofase: o invólucro nuclear volta a formar-se e já se distinguem dois núcleos diferentes na célula. O fuso acromático vai desaparecendo.
• citocinese: dá-se a divisão equitativa do citoplasma e a individualização das duas células-filhas.
Meiose
• Profase I: dá-se o emparelhamento dos cromossomas homólogos (bivalentes),um de origem paterna e outro materna. Estes cromossomas são idênticos. Dá-se também o "crossing-over", ou seja, os homólogos cruzam material genético, pelos pontos de quiasma. o invólucro nuclear começa a desintegrar-se e o fuso acromático a formar-se.
• Metafase I: disposição dos bivalentes na placa equatorial com alinhamento dos pontos de quiasma.
• Anafase I: separação dos homólogos, com o deslocamento de cada cromossoma para os polos da celula.
• Telofase I: individualização de dois núcleos diploides.
A segunda divisão da meiose e muito semelhante à mitose. Originam-se no final quatro células-filhas com metade do material genético da célula original; as células filhas são portanto haploides.
5) A citocinese animal dá-se por estrangulamento da membrana, ou seja, tensões centrípetas vão pressionando a membrana até que ela se rompa. Nas células vegetais, devido à existência de uma parede celular rígida, não se consegue realizar o mesmo processo de cima. Por isso, vesículas provenientes do complexo de golgi alinham-se na região equatorial e fundem-se para formar uma estrutura plana. Nesta estrutura, as membranas das vesículas originam as membranas plasmáticas das celulas filhas e o conteúdo das vesículas possui os precursores da parede celular.