1) Quais as complicações podem ocorrer no filho quando a Mãe é Rh - e casa-se com um marido Rh +. Por que a complicação ocorre somente a partir do 2º filho?
2) Ao analisar o sistema ABO, percebemos que na superfície dos eritrócitos existem aglutinogênios que se diferem de um tipo sanguíneo para outro. Qual tipo de sangue?
URGENTE!!!!!
Soluções para a tarefa
Resposta: O fato é que o RH+ do pai é dominante em relação ao RH - o que faz com que o filho tenha o mesmo Rh + porém durante o parto só durante o parto a mãe tem contato com o sangue do bebê e suas células de memória poderão fazer com que o seu sistema imunológico entenda que aquele Rh+ é um invasor . Por isso o risco vem na segunda gestação . Mas para que isso não ocorra basta a mãe tomar a vacina Rogam(não lembro se o nome é esse ). Para que as células de memória não entendam um segundo bebê como um corpo estranho .
Explicação: todo sangue possui aglutinogenios porém os do tipo A entendem que qualquer sangue do tipo AB e B são estranhos para esse corpo causando uma espécie de petrificação nos vasos sanguíneos caso esses recebam o sangue do tipo diferente de aglutinogenios . Então os do tipo A só recebem sangue do tipo A e do tipo O que não contém esses aglutinogenios porém os do tipo B só recebe do tipo B e do tipo O, lembrando que o sangue do tipo O não possui nem aglutinogenios do tipo A e nem do tipo B , porém o tipo AB é considerado o receptor universal por ter tanto aglutinogenios do tipo A e do tipo B podendo então receber sangue do tipo A ,B e O . Já o sangue do tipo O se difere de todos os outros só podendo receber sangue de seu próprio tipo . Lembrando que essa aceitação é sobre as hemácias do sangue . Lembrando tudo que foi falado aqui foi relacionado as hemácias não ao plasma sanguíneo . Pois no conceito das hemácias basta apenas saber quem é do tipo A B AB ou O para saber sobre a recepção oi não de um tipo sanguíneo porém o sangue é dividido em hemácias leucócitos e plasma basicamente .