Geografia, perguntado por nsei04837, 11 meses atrás

1- Quais as causas da pobreza e do baixo desenvolvimento humano no continente africano?



2 - Podemos dizer que a independência dos países africanos em relação à suas metrópoles foi completa? explique sua resposta



3 - Quais as principais vítimas dos conflitos no continente africano?



4 - Por que o continente africano não atrai investimentos internacionais e qual a consequência disso?



5 - Quais as principais causas dos conflitos atuais no continente africano?



6 - O que foi o apartheid e qual a consequência dele para a população Negra da África do Sul?



7 - O que foi a primaver

*me ajudem pelomenos em uma*​

Soluções para a tarefa

Respondido por NatieleChartanovicz
2

Resposta:

Olá!!!

1.A causa humana, entretanto, é a pior e mais devastadora responsável pela pobreza na África, com os conflitos civis, as guerras que bloqueiam a entrada de alimentos nas regiões, as invasões, a destruição de colheitas, entre tantas outras atrocidades.


nsei04837: valeuuu
NatieleChartanovicz: não foi de muita ajuda mas de nada :)
nsei04837: Obrigado do mesmo jeito
Respondido por RaposaComSono
2

Resposta:

1- O continente sofreu com o colonialismo no século 19, com o tráfico de humanos e com a divisão geográfica injusta das fronteiras entre os países

2- Ainda durante o século XIX, diversos países europeus utilizaram seu poder militar e força econômica para implantar um domínio imperialista sobre outros países, em especial na África e na Ásia.

Essa política ficou conhecida como neocolonialismo, e perdurou ao longo da primeira metade do século XX, além de ter sido uma das principais causas da Primeira Guerra Mundial.

Contudo, após o final da Segunda Guerra Mundial, os países que ainda possuíam colônias, em especial Inglaterra e França, além de atravessarem graves dificuldades econômicas, passam a ser cada vez mais questionados pela manutenção de suas colônias.

Não apenas os movimentos internos de libertação nas áreas coloniais reclamavam sua independência, como a existência de colônias era considerada incompatível com os princípios defendidos pelas mesmas potências coloniais na esfera internacional, como na Declaração de Direitos Humanos, promulgada pela ONU em 1948, por exemplo.

Diante desse quadro geral, podemos elencar as causas principais que levaram aos processos de descolonização a partir da década de 1940: 

• Declínio das potências coloniais depois da Segunda Guerra Mundial, em especial Inglaterra e França;

• Apoio das duas superpotências, Estados Unidos e União Soviética, aos processos de descolonização, com o objetivo de conquistar influência sobre os novos regimes que seriam formados; 

• O crescimento de movimentos nacionalistas, que defendiam seu direito à autodeterminação e a ruptura com a antiga ordem colonial.

3- A população africana

4- O processo de globalização que hoje domina o cenário da economia internacional caracteriza-se pelo investimento dos grandes capitais em países de economia emergente, onde a possibilidade de lucro mostra-se maior. No entanto, nem todas as economias nacionais são alvo de interesse por parte dos principais investidores. Nesse contexto, encaixa-se a maior parte dos países africanos, que está à margem desse processo. Atualmente, o capital disponível para investimento tem como preferência a América Latina, os países do Leste Europeu e asiáticos. Isso é um problema para a África, pois, sem esse capital, dificilmente se desenvolverá, devido à precariedade estrutural em que se encontra. Doponto de vista histórico, a vinculação africana ao mercado internacional foi desastrosa e desorganizadora da economia tribal, já que a relação dos países economicamente hegemônicos com o continente sempre foi exploradora e predatória. Durante o mercantilismo, o principal papel desempenhado pela África em relação ao mercado mundial foi o de fornecedor de mão-de-obra para o sistema escravocrata.

5- Os principais conflitos na África acontecem nos seguintes países: Sudão e Sudão do Sul, Nigéria, Ruanda, Mali, Burundi, República Democrática do Congo e Angola.

6- Apartheid, significando "separação") foi um regime de segregação racial implementado na África do Sul em 1948 pelo pastor protestante Daniel François Malan — então primeiro-ministro —, e adotado até 1994 pelos sucessivos governos do Partido Nacional, no qual os direitos da maioria dos habitantes foram cerceados pela minoria branca no poder.

7- Primavera Árabe como é conhecida mundialmente, foi uma onda revolucionária de manifestações e protestos que ocorreram no Oriente Médio e no Norte da África a partir de 18 de dezembro de 2010.

Espero Ter Ajudado=)

Perguntas interessantes