1 — Quais as características políticas da Primeira República?
Soluções para a tarefa
A Primeira República (que pode ser dividida em duas partes e abrange todo o o período entre a Proclamação, em 1889, e a Revolução de 1930, em 1930) do Brasil foi politicamente marcada pela forte presença de oligarquias, fraudes eleitorais e pelo uso da violência.
Organizada em um sistema de "alternância" no poder entre as elites, apenas os grandes proprietários tinham verdadeiro poder político no país. Qualquer tentativa popular de questionar esta "autoridade" era violentamente suprimida, fosse por meio de perseguição a greves, proibição da organização de sindicatos ou mesmo assassinatos políticos.
A Primeira República, embora seja progressista, herdou a precária situação social do império e alimentou o vício político ao sustentar a troca de favores entre governadores e o Partido Republicano mineiro e paulista, fortalecendo os coronéis que organizavam o voto de cabresto.
A República Velha (1894-1930) foi caracterizada pela dominação das elites agrárias estaduais, especialmente as de São Paulo e Minas Gerais.
O modelo de Estado da República Velha fez com que algumas regiões acabassem se favorecendo mais que outras no tocante ao crescimento e desenvolvimento, o que acarretou na dominação das elites agrárias estaduais.
Daí surgiu o tão conhecido modelo da política do café com leite. Em que os Presidentes da República eram escolhidos sempre de um desses estados, sendo "café" representado pelos cafeicultores de São Paulo, e o "leite" pelos fazendeiros de Minas Gerais.
Aprenda mais sobre o assunto em:
brainly.com.br/tarefa/11941771