1 — Quais as características políticas da Primeira República? 2 — O que o Estado Republicano tinha por princípio garantir? 3 — Quais os objetivos da política de imigração? 4 — O que o governo provisório instituiu? 5 — O que foi o coronelismo?
Soluções para a tarefa
Resposta:
1. Essas características são o mandonismo, o clientelismo e o coronelismo. Essas políticas foram muito importantes, porque reduziram os conflitos entre as oligarquias, mas não acabaram com eles.
2.O Estado Republicano tinha por princípio garantir, segurança, ordem pública, propriedade, além de ter mudado a forma de governo sem alterar ou conceder direitos a uma sociedade excluída desde a monarquia, ou seja, um estado autoritário e excludente.
3.A política de imigração tinha como objetivo garantir esse branqueamento, com dinheiro público foram enviados muitos imigrantes para o Brasil.
4.O governo provisório instituiu o federalismo, os estados adquiriram autonomia, houve a separação entre igreja e estado e a convocação da Assembleia Constituinte.
5.Coronelismo é um brasileirismo usado para definir a complexa estrutura de poder que tem início no plano municipal, exercido com hipertrofia privada.
1 — As características políticas da Primeira República eram:
> exclusão de mulheres, indígenas, pobres e negros
> estado autoritário e excludente
> liberalismo republicano
> política de imigração
> branqueamento da população e exclusão do negro do mercado de trabalho
> federalismo
> coronelismo
> política do "café com leite"
2 — O Estado Republicano tinha por princípio garantir segurança, ordem pública e propriedade.
3 — Os objetivos da política de imigração eram garantir o branqueamento da população brasileira e a exclusão do negro do mundo do trabalho.
4 — O governo provisório instituiu o federalismo, assim os estados adquiriram autonomia e houve a separação entre igreja e estado e a convocação da Assembleia Constituinte.
5 — O coronelismo foi uma prática política marcada pela dominação dos coronéis sobre o sistema eleitoral brasileiro.
> Alguns fazendeiros se tornavam chefes políticos de um região e exerciam total controle sobre os eleitores por meio do voto de cabresto.