1) Quais as características do conhecimento mítico e racional (Pré-Socrático)?
2) Quais as características do conhecimento Platônico e Aristotélico?
3) Quais as noções de ética e política de Platão e Aristóteles?
Soluções para a tarefa
1) O conhecimento grego mítico foi o início de um exercício de reflexão simbólica sobre a natureza, do universo e do homem. Esse pensamento tem como característica, a leitura intuitiva da realidade, baseada na afetividade, no simbolismo e na subjetividade. Seu caráter é essencialmente descritivo e sua única fonte de autoridade estava na tradição.
O conhecimento racional marca o início da filosofia como explicação da realidade e tem como características, a objetividade, a racionalidade e o uso de argumentos lógicos, sobre a origem e princípios do mundo, assim como das leis que determinam suas mudanças. É representado por um conjunto de pensadores conhecidos como pré-socráticos: Tales, Anaximandro e Anaxímenes, Heráclito, Parmênides, entre muitos.
2) Platão era racionalista, portanto o conhecimento é obtido pela razão e não pela experiência, o que percebermos pela experiência dos sentidos apenas nos dá aparências e ilusões que servem como estímulo para o desejo de conhecer.
Desenvolveu a teoria das ideias, onde o conhecimento humano integral é dividido em dois graus: o conhecimento sensível, particular, mutável e relativo, e o conhecimento intelectual, universal, imutável, absoluto, que ilumina o primeiro conhecimento, mas que dele não se pode derivar. Buscou a identificação do Bem com a ideia absoluta.
Aristóteles postulou que todo conhecimento principia com os sentidos ou as sensações. Desenvolveu uma concepção hierarquizada da realidade como união indissolúvel de matéria e forma, como potência de ato, a alma racional é o ato que faz da matéria-prima um corpo humano e como princípios de ser, a forma não subsiste sem o ser.
Com Aristóteles estabeleceram-se as bases metodológicas da lógica e da metafísica. Investigou e classificou as ciências. Seu pensamento foi o ponto alto do período clássico da filosofia grega e firmou uma visão geral do mundo e do saber científico.
3) A ética e a política para Platão, estavam essencialmente interligadas, pois defendia que o conhecimento deveria ter fins morais. Platão concebeu um modelo aristocrático de poder. Não a aristocracia da riqueza, mas da inteligência, onde o poder será dos melhores. O governo será administrado por uma Sofocracia, o governo dos sábios, o governo dos reis filósofos.
Para Platão o funcionamento correto da cidade ideal, depende de quatro virtudes essenciais da alma: Justiça, Sabedoria, Coragem e Temperança
Para Aristóteles, a política é o desdobramento natural da ética. Ambas, na verdade, compõem a unidade do que chamou de filosofia prática.
Se a ética está preocupada com a felicidade individual do homem, a política se preocupa com a felicidade coletiva da pólis. Desse modo, é tarefa da política investigar e descobrir quais são as formas de governo e as instituições capazes de assegurar a felicidade coletiva.
Bons estudos!