1) Quais as características das expedições que ficaram conhecidas como
grandes navegações?
R:
2) Qual foi a questão econômica que impulsionou as grandes navegações?
R:
3) Qual o principal objetivo das grandes navegações?
R:
4) Quais foram as consequências das grandes navegações?
Soluções para a tarefa
1) As grandes navegações foram expedições iniciadas no período a partir do século XV. Essas expedições foram uma espécie de disputa entre Portugal e Espanha. Portugal, precursor dessa expansão marítima, adquiriu esse título por 3 condições principais: 1- a precocidade na formação de um Estado Nacional português fez com que as relações sociais e comerciais fossem estreitadas. 2- A experiência náutica dos portugueses. 3- A posição geográfica portuguesa deu vantagens à expansão marítima portuguesa.
2) O que impulsionou as grandes navegações, eram os tecidos finos e as especiarias, que eram mercadorias consideradas "raras" entre os Europeus. O preço desses produtos eram altíssimos nos mercados Europeus e mais baratos nas suas "fontes" (oriente), por isso, Portugal e Espanha entraram em uma corrida comercial sob a disputa do mercado de especiarias.
3) Além da questão principal, que era voltada ao comércio de especiarias, podemos citar o desejo de encontrar novas rotas que dessem nas Índias, a necessidade Europeia de conquistar novas terras(tanto para benefícios comercias, quanto para a expansão da fé), e os reis tinham interesse nessa possível expansão, uma vez que implicaria no aumento da arrecadação de impostos
4) A principal consequência foi a descoberta das Américas("Novo Mundo") e uma série de outros acontecimentos que surgiram graças a tal evento(doutrinação e massacre de populações nativas, exploração massiva do território, etc). Além disso, as grandes navegações são consideradas as precursoras da globalização. (A primeira fase da globalização está voltada para essa época, e essas questões de expansionismo marítimo)