História, perguntado por sara2guimaraes, 9 meses atrás

1) Quais acontecimentos contribuíram para a Lei Áurea?

2) Quais dificuldades os negros enfrentaram no Pós-Abolição?

3) Diante de tantas dificuldades surgiram movimentos de resistência da população negra. Quais foram esses movimentos?

4) Com base nos textos, explique com suas palavras quais foram as características desses movimentos, seus objetivos, como eles aconteciam.​

Soluções para a tarefa

Respondido por vivivr428
2

Resposta:

1- A Lei Áurea foi resultado de três fatores: Mobilização dos escravos, organizando fugas e refugiando-se em quilombos; Mobilização de grupos abolicionistas que davam apoio aos escravos que fugiam; Mobilização política que concretizou a aprovação da lei.

2-A vida dos escravos pós-abolição não foi fácil, principalmente pelo fato de que o preconceito na sociedade era evidente e porque não houve medidas para integrá-los economicamente na sociedade. Vejamos abaixo como foi o contexto imediato da vida dos escravos após a abolição.

Respondido por HiroNeshi
1

  1. A pressão exercida pela Inglaterra, que queria aumentar seu mercado consumidor; A influência exercida pelos líderes abolicionistas sobre o povo; Leis abolicionistas como: Lei dos Sexagenários, Lei do Ventre Livre, Bill Aberdeen e Eusébio de Queirós, que ajudaram a inserir vagarosamente a ideia de uma possível liberdade para os escravos (mesmo que a maioria das leis em si não tenham resultado em grandes mudanças) ; sucessivas crises parlamentares.
  2. Os negros tiveram grande dificuldade de prosseguir suas vidas, pois mesmo estando livres, eles sofriam muito preconceito; Eram alvos de racismo e injúria racial; Não conseguiam emprego para sustentar suas famílias já que as pessoas não queriam pagar pelo trabalho de pessoas que eles consideravam inferiores; Sofriam segregação racial, mesmo que nem sempre estivesse claramente expressa, ela existia; Falta de acesso à educação.
  3. Os ex-escravos lutaram fortemente por seus direitos e sua honra, por meio de passeatas, protestos e por meio de publicações em jornais de pessoas que os apoiavam ( em geral outros negros e mestiços que eram estudiosos licenciados, como André Rebouças).

Perguntas interessantes