1. (PUC-RS 2017) “Guerra improvável, paz impossível”, disse o historiador francês Raymond Aron. A frase ilustra as relações internacionais Pós-Segunda Guerra Mundial, em relação a emergência de duas super potências ideologicamente, economicamente e politicamente antagônicas. Essas duas potências estarão diretamente envolvidas com as principais questões políticas internacionais na segunda metade do século XX. Sobre esse contexto, é correto afirmar: *
1 ponto
a) A intensa rivalidade entre as superpotências lançava o risco de guerra, resultando numa corrida armamentista. Entretanto, a disputa armamentista suscitava o risco de destruição em massa, afastando a possibilidade de uma guerra direta entre as superpotências.
b) O projeto Guerra nas Estrelas foi desenvolvido pela URSS como forma de garantir a hegemonia político-militar, sendo neutralizado pelos EUA, que, para isso, se valeram de campanhas com forte conteúdo ideológico e da extensão do seu domínio sobre o Terceiro Mundo.
c) Os EUA, debilitados pelo aumento dos gastos militares devido às dívidas herdadas da Segunda Guerra Mundial, limitaram-se comercialmente, perdendo importantes áreas de controle na América Latina para o bloco soviético.
d) Os movimentos de independência das repúblicas soviéticas foram financiados fortemente pelo capitalismo imperialista britânico em ações diretas de inteligência, espionagem e subversão do Partido Comunista Russo, que levou a sabotagem interna e a queda da União Soviética.
2. (IFSP 2016) Considere a imagem e o texto a seguir: *
a) Os alemães comemoraram a data da construção do Muro de Berlim e os 40 anos da República Democrática da Alemanha (Alemanha Oriental), pois havia muita resistência e protestos por parte da maioria dos alemães que eram contra a reunificação prevista para 1990.
b) Os alemães comemoram a queda do Muro de Berlim, fim da Guerra Fria, bem como o fim da luta armada entre a República Democrática da Alemanha (Alemanha Oriental) e a República Federal da Alemanha (Alemanha Ocidental) e almejavam a reunificação prevista para 1990.
c) Os alemães comemoram as pesadas indenizações que a República Democrática da Alemanha (Alemanha Oriental) foi condenada a pagar judicialmente para a República Federal da Alemanha (Alemanha Ocidental), devido às mortes dos alemães que tentaram atravessar o muro para ir de uma Alemanha para outra.
d) Os alemães comemoraram o fim da divisão entre a República Democrática da Alemanha (Alemanha Oriental) e a República Federal da Alemanha (Alemanha Ocidental), assim como a queda do Muro de Berlim e a possível reunificação que só ocorreu em 1990.
Class 3°ano 27/07/21
Soluções para a tarefa
1) A alternativa correta sobre o contexto pós-Segunda Guerra Mundial é a letra A) A intensa rivalidade entre as superpotências lançava o risco de guerra, resultando numa corrida armamentista. Entretanto, a disputa armamentista suscitava o risco de destruição em massa, afastando a possibilidade de uma guerra direta entre as superpotências.
A Guerra Fria, guerra entre os Estados Unidos da América (EUA) e a União Soviética (URSS), onde não se teve a presença de conflitos armados, foi uma disputa ideológica e geopolítica entre os dois países, e que estava presente em todos os âmbitos existentes.
2) Considerando a imagem e textos apresentados, a alternativa correta é a letra D) Os alemães comemoraram o fim da divisão entre a República Democrática da Alemanha (Alemanha Oriental) e a República Federal da Alemanha (Alemanha Ocidental), assim como a queda do Muro de Berlim e a possível reunificação que só ocorreu em 1990.
O povo alemão comemorou muito a queda do Muro de Berlim, pois o muro, para a população, era um símbolo do ódio, racismo e o antissemitismo que foram tão presentes no período da Segunda Guerra Mundial, onde os alemães exterminaram em massa os judeus, posso semita.
Veja mais sobre a Guerra Fria em:
https://brainly.com.br/tarefa/2203141
Sobre as duas potências que se envolveram com as principais questões políticas do século XX é correto afirmar que: “A intensa rivalidade entre as superpotências lançava o risco de guerra, resultando numa corrida armamentista. Entretanto, a disputa armamentista suscitava o risco de destruição em massa, afastando a possibilidade de uma guerra direta entre as superpotências. ” (alternativa a )
Este período histórico teve início pouco tempo após o término da Segunda Guerra Mundial e envolveu a disputa ideológica, entre Estados Unidos (capitalista) e União Soviética (socialista).
Um mundo dividido por disputas
O conflito entre as duas superpotências nunca ocorreu diretamente nos territórios de nenhuma delas, mas diversos confrontos que ocorriam em todo o mundo eram apoiados por um dos dois lados como na Guerra do Vietnã, Guerra da Coreia e o financiamento de ditaduras em todo o mundo.
Dessa maneira, o conflito ocorria indiretamente. A disputa tecnológica também foi outro marco desse período com o grande desenvolvimento do setor aeroespacial e bélico.
2) O texto e a imagem apresentados mostram que: “Os alemães comemoraram o fim da divisão entre a República Democrática da Alemanha (Alemanha Oriental) e a República Federal da Alemanha (Alemanha Ocidental), assim como a queda do Muro de Berlim e a possível reunificação que só ocorreu em 1990”. (alternativa d).
O Muro de Berlim foi um grande marco da Guerra Fria, pois era uma barreira física que dividia a capital de Alemanha, Berlim, em duas regiões onde do lado ocidental estava o capitalismo e do lado oriental, o socialismo.
A queda do Muro de Berlim
O muro foi construído em 1961, pelos soviéticos, devido às tentativas de migração por parte das pessoas da parte oriental para a parte ocidental.
No ano de 1989, o muro foi derrubado e foi um dos marcos do início do fim da Guerra Fria. A unificação da Alemanha ocorreu em 1990 e em 1991, houve o colapso da União Soviética e o fim da Guerra Fria.
Bons estudos!
Aprenda mais sobre o mundo pós Segunda Guerra Mundial em: https://brainly.com.br/tarefa/23536378