1- (PUC-RS 2017) “Guerra improvável, paz impossível”, disse o historiador francês Raymond Aron. A frase ilustra as relações internacionais Pós-Segunda Guerra Mundial. Sobre esse contexto, é correto afirmar: *
1 ponto
a) A intensa rivalidade entre as superpotências lançava o risco de guerra, resultando numa corrida armamentista. Entretanto, a disputa armamentista suscitava o risco de destruição em massa, afastando a possibilidade de uma guerra direta entre as superpotências.
b) O projeto Guerra nas Estrelas foi desenvolvido pela URSS como forma de garantir a hegemonia político-militar, sendo neutralizado pelos EUA, que, para isso, se valeram de campanhas com forte conteúdo ideológico e da extensão do seu domínio sobre o Terceiro Mundo.
c) Os EUA, debilitados pelo aumento dos gastos militares, limitaram-se comercialmente, perdendo importantes áreas de controle na América Latina para o bloco soviético.
d) Os movimentos revolucionários financiados pela URSS eclodiram principalmente no Terceiro Mundo
2- (ENEM, 2009) Do ponto de vista geopolítico, a Guerra Fria dividiu a Europa em dois blocos. Essa divisão propiciou a formação de alianças antagônicas de caráter militar, como a OTAN, que aglutinava os países do bloco ocidental, e o Pacto de Varsóvia, que concentrava os do bloco oriental. É importante destacar que, na formação da OTAN, estão presentes, além dos países do oeste Europeu, os EUA e o Canadá. Essa divisão histórica atingiu igualmente os âmbitos político e econômico que se refletiam pela opção entre os modelos capitalista e socialista. Essa divisão europeia ficou conhecida como: *
1 ponto
a) Muro de Berlim.
b) Cortina de Ferro.
c) União Europeia.
d) Convenção de Ramsar.
Soluções para a tarefa
1) A alternativa correta é a A. Corrida armamentista entre as super potências (paz impossível), mas como essas armas poderiam destruir nações facilmente (guerra improvável).
O imenso poderio militar de ambas potências fazia com que uma guerra fosse extremamente prejudicial para os dois lados.
2) A alternativa correta é a B. A Cortina de Ferro dividiu os países apoiadores do bloco capitalista (europa ocidental) dos apoiadores do bloco socialista (europa oriental).
→ Veja mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/18447944
https://brainly.com.br/tarefa/420161
1 - Podemos dizer que o historiador disse isso afinal a Guerra Fria, foi um conflito pós segunda guerra mundial que poderia causar danos irreparáveis para ambas as nações, fazendo com que todos os dois países envolvidos na corrida armamentista fossem prejudicados.
Assim, a alternativa correta é letra A.
A corrida armamentista foi marcada por inúmeras ameaças que envolviam atos que poderiam dizimar uma sociedade ou até mesmo o mundo, afinal, haviam inúmeras ameaças de bombas atômicas e coisas do tipo.
Saiba mais em: https://brainly.com.br/tarefa/506154
2- 2 - Já em relação a divisão sociopolítica advinda depois da Segunda Guerra Mundial na Europa, a Europa ficou dividida em Europa ocidental (capitalista) e Europa Oriental (socialista), e essa divisão era denominada de Cortina de Ferro.
Assim, a alternativa correta é letra B.
Essa divisão ocorreu pois a Guerra Fria foi caracterizado por ambas as teorias tentando se sobrepor sobre a outra.
O capitalismo era impulsionado pelos Estados Unidos da América e já o socialismo era impulsionado pelas Repúblicas Socialistas Soviéticas.
Saiba mais em: https://brainly.com.br/tarefa/2131155