1-(PUC RJ/2012) Sobre a importância e o significado politicos da queda do Muro de Berlim (nov/1989), assinale a afirmativa CORRETA:
a) A queda do Muro significou a extensão do socialismo para Berlim ocidental.
b) A queda do Muro foi o primeiro momento no processo de unificação da Europa.
c) A queda do Muro ampliou o turismo na Alemanha Oriental.
d) A queda do Muro deu início ao processo de reunificação da Alemanha.
e) A crise política provocada pela queda do Muro quase levou as duas Alemanha a guerra.
2-(UFCG PB/2006) Um dos maiores simbolos da "Guerra Fria" foi a construção de um muro dentro da cidade de Berlim, na segunda metade do século XX. Essa barreira de concreto instituiu identidades que estabeleceram fronteiras políticas e culturais.
Acerca deste acontecimento é CORRETO afirmar que o(a)
a) temor ás influências comunistas da Berlim Oriental foi fator decisivo para a construção de
uma barreira murada, instituindo territórios sob orientações político-ideológicas distintas.
b) plano Mashall, que consolidou a aliança entre americanos e soviéticos, foi o principal respon-
sável pela construção do muro de Berlim em agosto de 1961.
c) trânsito livre entre Ocidente e Oriente berlinense, no final dos anos 90, promoveu mudanças
na economia e no modelo de vida dos alemães orientais.
d) Doutrina Truman, por meio do discurso de respeito às liberdades políticas, fundamentou a
reabertura entre o Oriente e o Ocidente berlinense.
e) "queda do muro" provocou uma migração da mão-de-obra especializada, de artistas, cientis-
tas e professores da Berlim Ocidental para a Berlim Oriental.
3-0 "socialismo real" agora enfrentava não apenas seus próprios problemas sistêmicos insolúveis mas também os de uma economia mundial mutante e problemática, na qual se achava cada vez mais integrado. Com o colapso da URSS, a experiência do "socialismo realmente existente" chegou ao fim. Pois, mesmo onde os regimes comunistas sobreviveram e tiveram êxito, como na China, abandonaram a ideia original de uma economia única, centralmente controlada e estatalmente planejada, baseada num Estado completamente coletivizado.
(Eric Hobsbawm, Era dos extremos, p. 458 e 481. Adaptado).
A partir do trecho citado, aponte algumas consequências da Queda do Muro de Berlim para as esquerdas no mundo:
Soluções para a tarefa
1) O Muro de Berlim foi um dos símbolos mais marcantes da Guerra Fria. Ele foi construído na cidade de Berlim na Alemanha dividindo a região influenciada pelo capitalismo e a região influenciada pelo socialismo. Sua queda marca o início do processo de reunificação da Alemanha, já que a sua capital estava dividida pelo muro.
Portanto a letra d está correta.
2) A partir do momento da queda do muro, começa a ocorrer novamente o trânsito e a interação entre ambas as partes da cidade e Berlim. Berlim Oriental, anteriormente influenciada pelo socialismo, passa então a mudar drasticamente passando incorporar o lado capitalista presente em Berlim Ocidental, alterando a vida de seus moradores que viveram em um longo tempo em outro sistema econômico.
Portanto a letra c está correta.
3) A queda do Muro de Berlim contribuiu para a queda do socialismo presente no bloco europeu. A ruína do socialismo no bloco já estava em andamento por causa de contradições observadas dentro dos próprios países onde ele foi implantado. A queda do Muro de Berlim, só foi mais um elemento que acelerou mais ainda este processo e significou um enfraquecimento para as esquerdas em todo o mundo.
A promessa de que o socialismo seria um modelo ideal para a sociedade principalmente para os trabalhadores não conseguiu se sustentar apenas com teorias. O principal país envolvido no bloco socialista (Rússia), passou a focar seus investimentos na produção bélica, enquanto sua população sofria com a falta de itens essenciais de abastecimento. A queda do Muro de Berlim em 1989, marcaria definitivamente as ruínas do socialismo e em 1991 ele não existira mais, com o fim da União Soviética.
Bons estudos!
Veja mais sobre o assunto em:
https://brainly.com.br/tarefa/35473637
Resposta:
1-c)A queda do muro deu início ao processo de reunificação da Alemanha.
2-c) trânsito livre entre Ocidente e Oriente berlinense, no final dos anos 90, promoveu mudanças
Explicação:
O muro de Berlim foi uma das marcas da segunda guerra mundial, ele simbolizava a foma como o mundo estava dividido naquele período entre o socialismo e o capitalismo, Rússia e Estados unidos.
A construção do mundo de Berlim dividiu opiniões e populações, principalmente o povo Alemão que teve que aceitar viver dentro dos padrões que essa divisão lhe causava, sendo assim ele é um marco histórico para a população Alemã.
A queda do muro de Berlim, marca a reunificação da Alemanha, a volta da livre circulação nesse país, garantindo assim melhores condições de desenvolvimento para a Alemanha.